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A Teoria das Emoções de Vigotski e as Obras do Programa Nacional da Biblioteca da Escola (PNBE) para Educação Infantil
Resumo
Síntese da dissertação de mestrado intitulada “As emoções e sentimentos na literatura infantil: perspectiva vigotskiana”, realizada entre 2015 à 2016 na Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Campus de Foz do Iguaçu. Discute a Teoria Histórico-Cultural de Lev Semenovich Vigotski e as contribuições da literatura infantil na Primeira Etapa da Educação Básica. Justifica-se pela importância da teoria vigotskiana para a elaboração de práticas pedagógicas que estimulem as crianças a adquirir o gosto pela leitura literária e o entendimento das emoções. O objetivo do estudo é compreender as relações entre literatura infantil e desenvolvimento das emoções, criatividade e a imaginação segundo a teoria vigotskiana para analisar criticamente os livros de literatura infantil distribuídos às escolas públicas. A pesquisa está fundamentada na teoria de Vigotski (1994; 1998; 1999; 2000; 2004a; 2004b). Analisa como os livros de literatura infantil, destinados à faixa etária dos 3 aos 5 anos de idade, tematizam emoções e sentimentos, a partir do seguinte problema: como os livros de literatura infantil, acessíveis nas escolas públicas às crianças na faixa etária dos 3 aos 5 anos de idade, tematizam as emoções? Para responder a questão, foram analisados os livros de literatura infantil distribuídos pelo Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) no ano de 2014 aos estabelecimentos de Educação Infantil. Concluiu-se que a maioria dos livros de literatura infantil tematizam as emoções e a fruição estética. Somente uma quantidade mínima dos livros de literatura infantil refere-se ao ensinamento moral e de comportamento. Ocorreu a constatação do uso de termos no aumentativo e diminutivo que expressão o exagero e de textos curtos com o emprego da onomatopeia. Segundo a concepção vigotskiana com relação à literatura infantil, a obra de arte com a finalidade de ensinar o comportamento e a moral da criança, pode causar o efeito contrário. E, defende que o propósito da literatura infantil como toda obra de arte está na fruição estética, em vez de ser empregada como pretexto para ensinar a moral, comportamento ou mesmo conteúdos disciplinares.Publicado
02-12-2020
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