Foco e Escopo

Pleiade - Revista Científica Eletrônica do Centro Universitário Uniamérica é publicação online e interdisciplinar com a missão de veicular trabalhos nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Saúde e Exatas, com vistas à socialização do conhecimento.

A periodicidade da revista Pleiade é semestral, sendo publicada em Março e Setembro de cada ano.

A Revista Pleiade tem como objetivos:

I - Estimular e desenvolver o intercâmbio de informações e experiências entre pesquisadores, docentes, acadêmicos e outros profissionais.

II - Contribuir em princípios e práticas para a aproximação entre os meios profissional e acadêmico.

III - Criar um espaço de publicação que estimule a produção científica de seu corpo docente e discente, extensivo a membros da comunidade acadêmica externa;

IV - Estimular o debate científico.

Pleiade se pauta pelos seguintes princípios:

I - Democratização do pensamento e do espaço científico;
II - Rigor metodológico;
III - Exercício do senso crítico;
IV - Respeito aos preceitos éticos da pesquisa científica;
V - Relevância social dos temas, das questões e dos conteúdos.

Em cada uma das publicações, os trabalhos são classificados segundo a natureza: artigos científicos, resenhas e relatos.

Primeiro: Artigos científicos são textos destinados a divulgar resultados parciais ou finais de uma pesquisa ou estudo.

Segundo: Resenhas são textos críticos nos quais se expõem, situam e discutem os conteúdos, os princípios, as conclusões e as metodologias de uma determinada obra.

Terceiro: Relatos são descrições de experiências significativas no âmbito social, profissional e/ou científico.

Processo de Avaliação por Pares

Os artigos são analisados por dois ou três avaliadores que elaboram parecer apreciado pelo Conselho Editorial.

Política de Acesso Livre

A revista Pleiade oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona a verdadeira democratização do conhecimento.