Proposta Pedagógica: A identidade da educação infantil

Autores

  • Maria Cristina Lobregat Faculdade União das Américas - UNIAMÉRICA

Palavras-chave:

educação infantil, legislação edu-cacional, proposta pedagógica.

Resumo

A identidade da educação infantil será discutida através da pesquisa apresentada. Traçamos uma caminhada buscando raízes históricas da concepção de infância em contexto mundial, esse percurso chegará até a realidade da infância no Brasil, salientando as influências das mudanças sociais que afetaram toda a formação da criança como sujeito social. Dedicamos também ao estudo da Legislação Nacional a partir da Constituição Federal de 1988 até as Deliberações Estaduais do Paraná, analisando-as criticamente com o objetivo de dimensionar a eficiência na política educacional no Brasil. Chegou-se até a construção da Proposta Pedagógica que poderá, como documento essencial, dar um novo significado ao atendimento às crianças de 0 a 6 anos, possibilitando alcançar uma identidade diante das discussões acadêmicas, cultural, social e de política pública.

Biografia do Autor

Maria Cristina Lobregat, Faculdade União das Américas - UNIAMÉRICA

Professora dos cursos de Pedagogia e Secretariado Executivo Trilíngüe na Faculdade União das Américas – Uniamérica.

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