O Estímulo ao Empreendedorismo por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão

Autores

  • Getulio Jorge
  • Viviane Silva
  • Eduardo
  • Clarice Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v12i25.454

Resumo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande doSul (IFRS) tem por finalidade e característica, dentre outras, estimular o empreendedorismo.Nesse sentido, o ensino, a pesquisa e a extensão assumem importante objetivoinstitucional de desenvolver ações que contribuam com processos educativos naformação integral e profissional, visando à inovação e à solução de problemas sociais,científicos e tecnológicos. Assim, utilizando-se de metodologia exploratória e descritiva,com abordagem quantitativa, mediante pesquisa bibliográfica e documental, estetrabalho reúne algumas iniciativas desenvolvidas no IFRS como estímulo ao empreendedorismo.No ensino, com base na análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos,realizada em 2015, constatou-se que o tema empreendedorismo, enquanto componentecurricular ou contido em seu conteúdo programático, esteve presente em,aproximadamente, 70% dos cursos técnicos e 61% dos cursos superiores. Na pesquisa,o IFRS apoia projetos para implantação e estruturação de habitats de inovação eempreendedorismo, tais como incubadoras, e conta com 1 grupo e 5 linhas de pesquisaque contemplam o empreendedorismo. Na extensão, segundo levantamento realizadoem 2017, foram identificadas 56 ações desenvolvidas e vinculadas à linha empreendedorismo.Outrossim, a oferta do curso Bota pra fazer proporcionou aformação de aproximadamente 280 participantes em assuntos referentes ao empreendedorismo.Nesse cenário, destaca-se o importante protagonismo dos estudantes e servidores,cujas iniciativas encontram-se publicadas na Revista Viver IFRS, intituladaEstímulo ao empreendedorismo. Dessa forma, constata-se que as diferentes dimensõesacadêmicas podem contribuir com os processos educativos que envolvem o temaempreendedorismo, sobretudo aquelas que valorizam o desenvolvimento de competênciasempreendedoras.

Biografia do Autor

Getulio Jorge

Doutor em Ciências. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Sertão. Sertão. Rio Grande do Sul.

Viviane Silva

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológicodo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Sertão, RS.

Eduardo

Doutor em Ciência do Solo. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal deEducação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves e Pró-reitor dePesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS. Bento Gonçalves, RS.

Clarice Monteiro

Doutora em Educação. Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Porto Alegre e docente permanente doPrograma de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).Porto Alegre, RS.

Downloads

Publicado

18-04-2019