Metodologias Ativas de Aprendizagem e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Uma Experiência de Inovação Didática com o Ensino Médio numa Escola Particular em Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v12i25.453Resumo
A utilização de métodos cada vez mais efetivos no processo de ensino eaprendizagem tem sido crescente nos ambientes educacionais, uma vez que o perfildo discente anseia por metodologias que acompanhem as necessidades dele e evoluçãodo contexto ao qual ele pertence. Direcionado nessa perspectiva, este trabalho objetivamostrar a inserção de uma didática inovadora nas aulas de “Redação”, numaturma de 3º série do ensino médio, de uma escola particular do estado de Sergipe. Aprática adotada envolveu a utilização da Metodologia Ativa de Aprendizagem (MAA)“Aula Invertida”, onde os alunos tiveram que construir arcabouços teóricos para apresentare debater em grupo, construindo de forma colaborativa o “saber”. Além disso,foi utilizada uma Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC), onde osdiscentes, após a discussão, mediada pela professora (que assume, o papel de designde caminhos, atuando como gestora e orientadora na construção criativa e empreendedorado conhecimento), construíram um Mapa Mental Colaborativo na plataformaon-line GoConqr, colocando em ação o conteúdo abordado em sala. O feedback daprática foi obtido através da análise das produções textuais antes e depois da aplicaçãoda metodologia, apontando-se altos índices de aproveitamento da prática realiza -da. O resultado obtido mostra a importância de um método que transforma o alunonum indivíduo autônomo, capaz de ser protagonista no processo de aprendizagem,ampliando as parcerias e formas para a construção do conhecimento. Dessa forma foipossível garantir uma aprendizagem satisfatória, eficiente e efetiva dos alunos com adidática inovadora aplicada.Downloads
Publicado
17-04-2019
Edição
Seção
Artigos
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