Inteligências Múltiplas na Prática Escolar Aplicadas ao Ensino Híbrido
Relato de Uma Experiência com o Ensino Médio Numa Escola Particular de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v12i25.451Resumo
O alicerce do ensino e aprendizagem na concepção das inteligências múltiplas,vislumbrando uma educação escolar inovadora, provoca no docente a necessidadede propiciar aos estudantes a criação de um ambiente estimulante que incentive aexploração de possibilidades para resolução de situações problemas. A introdução deuma educação híbrida é respeitar as diferentes formas de aprender e ensinar. Integraras metodologias ativas de aprendizagem (MAA) às tecnologias digitais de comunicaçãoe informação (TDIC’s) contribuir de forma positiva no processo de ensino eaprendizagem. Este trabalho objetiva apresentar o desenvolvimento de aulas baseadasna metodologia híbridas aplicadas na 2ª série do ensino médio, na disciplina de Histórianuma escola particular em Sergipe. Utilizou-se o modelo híbrido de rotações porestações separando a sala em seis estações. Cada uma apresentava um desafio a serrealizado voltados para a análise e o desenvolvimento de uma inteligência, tendocomo suporte as TDIC’s, elaboração de mapa mental colaborativo. A análise, de cará -ter qualitativo, foi pautada na observação do professor mediador e na aplicação de umformulário Google Forms. De forma geral, percebeu-se o papel do estudante de formaativa na proposta metodológica utilizada, devido ao processo de ensino e aprendizagemdinâmico e eficiente. Outro ponto significativo foi o levantamento do perfil deaprendizagem dos estudantes de acordo com a observação nas estações, permitindo apersonalizaçãoDownloads
Publicado
17-04-2019
Edição
Seção
Artigos
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