Inteligências Múltiplas na Prática Escolar Aplicadas ao Ensino Híbrido

Relato de Uma Experiência com o Ensino Médio Numa Escola Particular de Sergipe

Autores

  • Camila Correia
  • Jocilene Lima
  • Maria Izabella

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v12i25.451

Resumo

O alicerce do ensino e aprendizagem na concepção das inteligências múltiplas,vislumbrando uma educação escolar inovadora, provoca no docente a necessidadede propiciar aos estudantes a criação de um ambiente estimulante que incentive aexploração de possibilidades para resolução de situações problemas. A introdução deuma educação híbrida é respeitar as diferentes formas de aprender e ensinar. Integraras metodologias ativas de aprendizagem (MAA) às tecnologias digitais de comunicaçãoe informação (TDIC’s) contribuir de forma positiva no processo de ensino eaprendizagem. Este trabalho objetiva apresentar o desenvolvimento de aulas baseadasna metodologia híbridas aplicadas na 2ª série do ensino médio, na disciplina de Histórianuma escola particular em Sergipe. Utilizou-se o modelo híbrido de rotações porestações separando a sala em seis estações. Cada uma apresentava um desafio a serrealizado voltados para a análise e o desenvolvimento de uma inteligência, tendocomo suporte as TDIC’s, elaboração de mapa mental colaborativo. A análise, de cará -ter qualitativo, foi pautada na observação do professor mediador e na aplicação de umformulário Google Forms. De forma geral, percebeu-se o papel do estudante de formaativa na proposta metodológica utilizada, devido ao processo de ensino e aprendizagemdinâmico e eficiente. Outro ponto significativo foi o levantamento do perfil deaprendizagem dos estudantes de acordo com a observação nas estações, permitindo apersonalização

Biografia do Autor

Camila Correia

Graduada em Comunicação Social – Hab. em Publicidade em Propaganda pela Unit. Graduanda em LetrasPortuguês (UNOPAR). Docente no Serviço SENAI/SE, Colégio Coesi (SE) e Colégio Lavoisier (SE).Participante de um grupo de estudos em MAA e TDIC

Jocilene Lima

Licenciada em História Plena. Especialização em Arte e Educação. Especialização em Inclusão Social.Docente no Colégio Lavoisier (SE). Docente em Pós-Graduação nas áreas de História, Inclusão Sociale Meio Ambiente. Participante de um grupo de estudos em MAA e TDIC

Maria Izabella

Mestranda em Recursos Hídricos (UFS/SE). Pós-graduanda em Gestão Escolar pela Estácio. Pós-graduandaem Educação Híbrida, Metodologias Ativas e Gestão da Aprendizagem. Licenciada em Matemática(UFS/SE). Graduanda em Engenharia Civil (Pio Décimo). Participante de um grupo de estudos em MAA eTDIC. Atualmente é coordenadora do Ensino Médio no colégio COESI.

Downloads

Publicado

17-04-2019