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Peer Instruction como Metodologia Ativa no Processo de Ensino-aprendizagem na Área da Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v18i43.1025

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar evidências disponíveis na literatura científica sobre a utilização da Peer Instruction (PI), bem como potencialidades e fragilidades, como metodologia ativa de estudo no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da área de saúde. Conduziu-se uma pesquisa online em diversas bases de dados, incluindo a Scientific Electronic Library Online (SciELO), a National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed) e a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS). O mundo está evoluindo a partir das tecnologias e o ensino está se afastando do tradicional. Da mesma forma, os currículos em saúde estão mudando com o passar dos anos, de modo que se tem redução do tempo de ensino, bem como o uso de abordagens de aprendizagem que estejam voltadas aos alunos, tais como a Peer Instruction. A metodologia ativa promove o protagonismo dos estudantes, conferindo-lhes maior autonomia, pois participam de forma ativa do próprio processo de aprendizagem, o que promove pensamento crítico, além de estimular a aprendizagem cooperativa. Nesse sentido, apesar de apresentar certas fragilidades, a PI demonstra potencial maior, em relação às abordagens tradicionais de ensino, sendo, portanto, fundamental na educação em cursos da área de saúde.

Biografia do Autor

Eduardo Vitorino, IMEPAC Centro Universitário, Araguari, MG

Graduando de Medicina do IMEPAC Centro Universitário, Araguari, MG.

Lais Carvalho dos Santos Ivata, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduanda de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG

Julia Souza Martins, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduanda de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG

Maria Giulia Costa de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduanda de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG

Patrícia Costa dos Santos da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG

Publicado

03-07-2024

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