Peer Instruction como Metodologia Ativa no Processo de Ensino-aprendizagem na Área da Saúde
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v18i43.1025Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar evidências disponíveis na literatura científica sobre a utilização da Peer Instruction (PI), bem como potencialidades e fragilidades, como metodologia ativa de estudo no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da área de saúde. Conduziu-se uma pesquisa online em diversas bases de dados, incluindo a Scientific Electronic Library Online (SciELO), a National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed) e a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS). O mundo está evoluindo a partir das tecnologias e o ensino está se afastando do tradicional. Da mesma forma, os currículos em saúde estão mudando com o passar dos anos, de modo que se tem redução do tempo de ensino, bem como o uso de abordagens de aprendizagem que estejam voltadas aos alunos, tais como a Peer Instruction. A metodologia ativa promove o protagonismo dos estudantes, conferindo-lhes maior autonomia, pois participam de forma ativa do próprio processo de aprendizagem, o que promove pensamento crítico, além de estimular a aprendizagem cooperativa. Nesse sentido, apesar de apresentar certas fragilidades, a PI demonstra potencial maior, em relação às abordagens tradicionais de ensino, sendo, portanto, fundamental na educação em cursos da área de saúde.Downloads
Publicado
03-07-2024 — Atualizado em 10-07-2024
Versões
- 10-07-2024 (2)
- 03-07-2024 (1)
Edição
Seção
Artigos
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