Automação do Processo de Embalagem de Linguiça Toscana em uma Cooperativa do Oeste do Paraná

Autores

  • Dayane do Espirito Santo Centro Universitário UniAmérica Descomplica
  • Marilsa Regina Porfirio da Costa Centro Universitário UniAmérica Descomplica
  • Salete de Fatima Buss Basso Centro Universitário UniAmérica Descomplica
  • Vanessa Andreia Klaus Centro Universitário UniAmérica Descomplica
  • Fabrício Fasolo Centro Universitário UniAmérica Descomplica
  • Israel Krindges Centro Universitário UniAmérica Descomplica https://orcid.org/0000-0003-0448-9774

Resumo

A linguiça toscana é um produto com alto consumo, onde as indústrias do ramo alimentício buscam processos automatizados para aumentarem sua produtividade e qualidade. Diante disso o objetivo do trabalho foi realizar a automação do processo de embalagem da linguiça toscada de uma cooperativa do Oeste do Paraná, através da seleção de uma máquina embaladora vertical. Primeiramente foi realizada a análise do processo atual de fabricação da linguiça toscana de 5kg, seguido do levantamento e seleção do equipamento para realização de testes, e posterior análise de viabilidade econômica. Após a análise do processo atual, identificou-se uma grande quantidade de equipamentos e funcionários envolvidos no processo, sendo que é todo manual. Com a definição dos parâmetros do processo, foram analisados alguns equipamentos do mercado, selecionando a embaladora vertical automática FlowPack, de um fornecedor que já é parceiro da empresa, assim disponibilizando o equipamento para testes. Após os testes, notou-se que a embaladora selava a embalagem em porções de 5 kg, resultando em uma produção diária de 85.500 kg. A partir desse resultado definiu-se a necessidade de 2 embaladoras, para atender a produção diária da empresa, que será possível aumentar em 11.000 kg por dia. Houve melhorias na selagem, no vácuo e na disposição do produto na embalagem também. Após a análise da viabilidade econômica, o prazo de retorno sobre o investimento é de 1,37 anos ou 16,40 meses, sendo viável a aquisição do equipamento. Por fim, além do aumento da produtividade, houve também redução de: mão de obra, consumo do grampo, manutenção das grampeadeiras e melhoria na condição ergonômica para os colaboradores e na imagem final do produto.

Biografia do Autor

Dayane do Espirito Santo, Centro Universitário UniAmérica Descomplica

Tecnóloga em Alimentos. Acadêmica do Curso de Pós-Graduação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Centro Universitário União das Américas – Uniamérica, Foz do Iguaçu, PR.

Marilsa Regina Porfirio da Costa, Centro Universitário UniAmérica Descomplica

Tecnóloga em Alimentos. Acadêmica do Curso de Pós-Graduação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Centro Universitário UniAmérica.

Salete de Fatima Buss Basso, Centro Universitário UniAmérica Descomplica

Tecnóloga em Alimentos. Acadêmica do Curso de Pós-Graduação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Centro Universitário UniAmérica.

Vanessa Andreia Klaus, Centro Universitário UniAmérica Descomplica

Licenciada em Ciências Biológicas. Acadêmica do Curso de Pós-Graduação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Centro Universitário UniAamérica.

Fabrício Fasolo, Centro Universitário UniAmérica Descomplica

Mestre em Engenharia Mecânica. Docente orientador do Curso de Pós-Graduação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Centro Universitário UniAmérica.

Israel Krindges, Centro Universitário UniAmérica Descomplica

Mestre em Ciência do Materiais. Engenheiro Químico e Engenheiro Civil. Docente orientador e coordenador do Curso de Pós-Graduação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Centro Universitário UniAmérica.

Downloads

Publicado

21-09-2022