Modelagem do Software PLM para Processo de Desenvolvimento e Ciclo de Vida de Produtos e Gestão de Projetos

Autores

  • Celso de Souza Cardoso Centro Universitário UniAmérica Descomplica
  • Claudecir Antônio dos Santos Centro Universitário UniAmérica Descomplica
  • Edianez Umbelina Ferrazzo do Carmo Centro Universitário UniAmérica Descomplica
  • Fabrício Fasolo Centro Universitário UniAmérica Descomplica
  • Israel Krindges Centro Universitário UniAmérica Descomplica https://orcid.org/0000-0003-0448-9774

Resumo

Visando a sistematização e digitalização do processo de desenvolvimento de novos produtos, gerenciamento do ciclo de vida de produtos e gestão de projetos, uma cooperativa de alimentos do oeste paranaense que atua com abate e industrialização de suínos, contratou o serviço de uma consultoria especializada em transformação digital. Foram realizados workshops e reuniões com 11 áreas distintas e através de ferramentas de melhoria contínua como PDCA, análises de planilhas e do software de Gestão do Ciclo de Vida de Produtos (Product Lifecycle Management - PLM), obteve-se fluxograma do processo detalhado, que proporcionou a modelagem do sistema para posterior digitalização. Agregou informações corporativas quanto o gerenciamento do ciclo de vida de produtos, melhorando a análise de informações e otimização do tempo.

Biografia do Autor

Celso de Souza Cardoso, Centro Universitário UniAmérica Descomplica

Tecnólogo em Alimentos. Acadêmico do Curso de Pós-Graduação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Centro Universitário União das Américas – UniAmérica, Foz do Iguaçu, PR.

Claudecir Antônio dos Santos, Centro Universitário UniAmérica Descomplica

Engenheiro de Produção. Acadêmico do Curso de Pós-Graduação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Centro Universitário UniAmérica.

Edianez Umbelina Ferrazzo do Carmo, Centro Universitário UniAmérica Descomplica

Engenheira de Alimentos, Acadêmica do Curso de Pós-Graduação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Centro Universitário UniAmérica.

Fabrício Fasolo, Centro Universitário UniAmérica Descomplica

Mestre em Engenharia Mecânica. Docente orientador do Curso de Pós-Graduação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Centro Universitário UniAmérica.

Israel Krindges, Centro Universitário UniAmérica Descomplica

Mestre em Ciência do Materiais. Engenheiro Químico e Engenheiro Civil. Docente orientador e coordenador do Curso de Pós-Graduação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Centro Universitário UniAmérica.

Downloads

Publicado

21-09-2022