Desenvolvimento de Nuggets de Frango em Formato de Coxinhas das Asas com Três Sistemas de Cobertura para Empanamento
Resumo
Produtos com maior vida útil comparado a carne crua estão despertando interesse dos consumidores. A tendência está pela busca de alimentos empanados, pois estes têm como diferenciais a praticidade e facilidade no momento do preparo. Os nuggets são alimentos à base de carne de frango, empanados, pré-fritos, cozidos e congelados. O objetivo desse trabalho foi desenvolver um novo produto alinhado com as tendências de mercado, o nugget de frango em formato de coxinha das asas com três sistemas de coberturas nos sabores: natural, tradicional e à moda sulista (picante), acondicionadas em embalagens diferenciadas (balde). Foi realizada pesquisa de mercado utilizando questionário disponibilizado na plataforma Google Forms, buscando avaliar o perfil do consumidor e a inten-ção prévia de compra. Foi executado teste sensorial de aceitação nos três produtos com 25 consumidores. Obtiveram-se 79 respostas no questionário online, 73,4% dos entrevistados eram mulheres, sendo que 96,2% consomem produtos empanados pelo menos uma vez na semana. O teste sensorial resultou em índice de aceitação maior que 70% para os atributos avaliados, sendo que 40% provavelmente comprariam o produto nos sabores tradicional e picante, enquanto 33% comprariam o sabor natural. A análise de custo de produção inferiu no valor de R$ 10,10 em embalagem especial de 700 g.Downloads
Publicado
21-09-2022
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.