Desenvolvimento de Nuggets de Frango em Formato de Coxinhas das Asas com Três Sistemas de Cobertura para Empanamento
Resumo
Produtos com maior vida útil comparado a carne crua estão despertando interesse dos consumidores. A tendência está pela busca de alimentos empanados, pois estes têm como diferenciais a praticidade e facilidade no momento do preparo. Os nuggets são alimentos à base de carne de frango, empanados, pré-fritos, cozidos e congelados. O objetivo desse trabalho foi desenvolver um novo produto alinhado com as tendências de mercado, o nugget de frango em formato de coxinha das asas com três sistemas de coberturas nos sabores: natural, tradicional e à moda sulista (picante), acondicionadas em embalagens diferenciadas (balde). Foi realizada pesquisa de mercado utilizando questionário disponibilizado na plataforma Google Forms, buscando avaliar o perfil do consumidor e a inten-ção prévia de compra. Foi executado teste sensorial de aceitação nos três produtos com 25 consumidores. Obtiveram-se 79 respostas no questionário online, 73,4% dos entrevistados eram mulheres, sendo que 96,2% consomem produtos empanados pelo menos uma vez na semana. O teste sensorial resultou em índice de aceitação maior que 70% para os atributos avaliados, sendo que 40% provavelmente comprariam o produto nos sabores tradicional e picante, enquanto 33% comprariam o sabor natural. A análise de custo de produção inferiu no valor de R$ 10,10 em embalagem especial de 700 g.Downloads
Publicado
21-09-2022
Edição
Seção
Artigos
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