Avaliação do Uso de Embalagens Sustentáveis em Produto à Base de Frango Empanado e Congelado

Autores

  • Camila Müller Minato Centro Universitário UniAmérica Descomplica
  • Flávera Camargo Prado Centro Universitário UniAmérica Descomplica
  • Jessie Najna Kumamoto Shiraishi Centro Universitário UniAmérica Descomplica
  • Natalia Schmitz Ribeiro da Silva Centro Universitário UniAmérica Descomplica
  • Suzana Franco de Camargo Centro Universitário UniAmérica Descomplica
  • Fabrício Fasolo Centro Universitário UniAmérica Descomplica
  • Israel Krindges Centro Universitário UniAmérica Descomplica https://orcid.org/0000-0003-0448-9774

Resumo

O presente artigo tem como objetivo avaliar o uso de embalagem biodegradável e/ou embalagem proveniente de fonte renovável no armazenamento de um produto empanado à base de frango produzido em uma Cooperativa Agroindustrial localizada no Oeste do Paraná, sem comprometer a qualidade microbiológica, físico-química, sensorial e de resistência das embalagens do produto durante seu prazo de validade. Foram realizadas análises microbiológicas, sendo: Salmonella, Listeria monocytogenes, E.coli, Staphylococcus Coagulase Positiva, Clostridium perfringens e Mesófilos. Analisado parâmetros físico-químicos, como sal, proteína, umidade, gordura, carboidratos e rancidez, bem como análises de resistência das embalagens e análises sensoriais para avaliar sabor, odor, textura, crocância e aparência, análises essenciais para comprovar a viabilidade da utilização de embalagens sustentáveis em substituição ao polietileno comum. A mudança do tipo de embalagem do produto, além de ser um processo inovador dentro das empresas, ainda acompanha tendências entre os consumidores, fortalecendo as marcas e seu compromisso com a sustentabilidade. As análises microbiológicas, físico-químicas, sensoriais e de resistência das embalagens apresentaram resultados satisfatórios, evidenciando a possibilidade de utilização de embalagens provenientes de fonte renovável no processo de produção de produtos empanados.

Biografia do Autor

Camila Müller Minato, Centro Universitário UniAmérica Descomplica

Tecnóloga em Alimentos. Bacharela em Administração. Acadêmica do Curso de Pós-Graduação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Centro Universitário UniAmérica, Foz do Iguaçu, PR

Flávera Camargo Prado, Centro Universitário UniAmérica Descomplica

Engenheira Química. Mestre em Tecnologia de Alimentos, Doutora em Processos Biotecnológicos. Acadêmica da Pós-Graduação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Centro Universitário UniAmérica.

Jessie Najna Kumamoto Shiraishi, Centro Universitário UniAmérica Descomplica

Bacharela em Administração. Acadêmica da Pós-Graduação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Centro Universitário UniAmérica.

Natalia Schmitz Ribeiro da Silva, Centro Universitário UniAmérica Descomplica

Engenheira de Alimentos. Acadêmica da Pós-Graduação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Centro Universitário UniAmérica

Suzana Franco de Camargo, Centro Universitário UniAmérica Descomplica

Tecnóloga em Alimentos. Acadêmica da Pós-Graduação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Centro Universitário UniAmérica

Fabrício Fasolo, Centro Universitário UniAmérica Descomplica

Mestre em Engenharia Mecânica. Docente orientador do Curso de Pós-Graduação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Centro Universitário Uniamérica.

Israel Krindges, Centro Universitário UniAmérica Descomplica

Engenheiro Civil. Engenheiro Químico. Mestre em Ciência dos Materiais. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Centro Universitário UniAmérica.

Downloads

Publicado

21-09-2022