Esta é uma versão desatualizada publicada em 30-04-2022. Leia a versão mais recente.
Desafios da Gestão Educacional Frente à Pandemia COVID-19:
Estudo de Caso em Instituição Privada de Ensino Fundamental e Médio
Resumo
A educação sofreu um forte impacto decorrente da pandemia COVID-19. A gestão foi desafiada em sua capacidade de formular estratégias de ensino e aprendizagem adaptadas ao novo contexto. O presente artigo tem por objetivo responder o questionamento: quais os principais desafios na gestão de crise em uma instituição de ensino privada frente à pandemia COVID-19? De natureza qualitativa e exploratória, o artigo utilizou a estratégia de estudo de caso e a unidade de análise foi a gestão de uma instituição privada de ensino fundamental e médio. A respeito do período pré-pandemia, marcou-se o surgimento das respectivas dificuldades: perda de lucros, endividamento, limitação no crescimento e escassez de recursos, carecendo de medidas rápidas. O contexto pandêmico transpareceu a atuação do gerenciamento de crise para repensar certos processos administrativos e formular novas estratégias e procedimentos. A gestão nas perspectivas de futuro segue com olhar otimista, no qual se evidencia um cenário de investimento na educação. No entanto, para superar as consequências da pandemia, exige-se postura de adaptabilidade, flexibilidade e acolhimento, além disso, a permanência de práticas inovadoras para a manutenção do negócio e perspectivas de crescimento.Downloads
Publicado
30-04-2022
Versões
- 06-04-2023 (2)
- 30-04-2022 (1)
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.