Desafios da Gestão Educacional Frente à Pandemia COVID-19:

Estudo de Caso em Instituição Privada de Ensino Fundamental e Médio

Autores

Resumo

A educação sofreu um forte impacto decorrente da pandemia COVID-19. A gestão foi desafiada em sua capacidade de formular estratégias de ensino e aprendizagem adaptadas ao novo contexto. O presente artigo tem por objetivo responder o questionamento: quais os principais desafios na gestão de crise em uma instituição de ensino privada frente à pandemia COVID-19? De natureza qualitativa e exploratória, o artigo utilizou a estratégia de estudo de caso e a unidade de análise foi a gestão de uma instituição privada de ensino fundamental e médio. A respeito do período pré-pandemia, marcou-se o surgimento das respectivas dificuldades: perda de lucros, endividamento, limitação no crescimento e escassez de recursos, carecendo de medidas rápidas. O contexto pandêmico transpareceu a atuação do gerenciamento de crise para repensar certos processos administrativos e formular novas estratégias e procedimentos. A gestão nas perspectivas de futuro segue com olhar otimista, no qual se evidencia um cenário de investimento na educação. No entanto, para superar as consequências da pandemia, exige-se postura de adaptabilidade, flexibilidade e acolhimento, além disso, a permanência de práticas inovadoras para a manutenção do negócio e perspectivas de crescimento.

Biografia do Autor

Camila Albuquerque Videira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Acadêmica de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Cecília Leão Oderich, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Administradora, Mestre e Doutora em Administração (PPGA/UFRGS). Professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

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Publicado

30-04-2022