Desafios da Gestão Educacional Frente à Pandemia COVID-19:

Estudo de Caso em Instituição Privada de Ensino Fundamental e Médio

Autores

Resumo

A educação sofreu um forte impacto decorrente da pandemia COVID-19. A gestão foi desafiada em sua capacidade de formular estratégias de ensino e aprendizagem adaptadas ao novo contexto. O presente artigo tem por objetivo responder o questionamento: quais os principais desafios na gestão de crise em uma instituição de ensino privada frente à pandemia COVID-19? De natureza qualitativa e exploratória, o artigo utilizou a estratégia de estudo de caso e a unidade de análise foi a gestão de uma instituição privada de ensino fundamental e médio. A respeito do período pré-pandemia, marcou-se o surgimento das respectivas dificuldades: perda de lucros, endividamento, limitação no crescimento e escassez de recursos, carecendo de medidas rápidas. O contexto pandêmico transpareceu a atuação do gerenciamento de crise para repensar certos processos administrativos e formular novas estratégias e procedimentos. A gestão nas perspectivas de futuro segue com olhar otimista, no qual se evidencia um cenário de investimento na educação. No entanto, para superar as consequências da pandemia, exige-se postura de adaptabilidade, flexibilidade e acolhimento, além disso, a permanência de práticas inovadoras para a manutenção do negócio e perspectivas de crescimento.

Downloads

Publicado

30-04-2022