Alfabetização e Literatura Infantil:
Contribuições da Teoria Histórico-Cultural
Resumo
Discute o ensino da leitura e da escrita a partir da Teoria Histórico-Cultural. Objetiva entender a apropriação do conceito da palavra pela criança, com relação aos significados presentes no discurso oral e escrito na alfabetização. Discute a influência do meio circundante da criança e sobre como as vivências interferem no desenvolvimento da escrita e da leitura. Utiliza como método o estudo bibliográfico e qualitativo com respaldo na teoria de Vigotski. Conclui que a alfabetização precisa estar atrelada às necessidades da criança e que a escrita precisa ser apresentada como instrumento de interação social e fruição estética. Palavras-chave: Alfabetização. Literatura Infantil. Teoria Histórico-Cultural.Downloads
Publicado
30-04-2022 — Atualizado em 06-04-2023
Versões
- 06-04-2023 (2)
- 30-04-2022 (1)
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.