Alfabetização e Literatura Infantil:

Contribuições da Teoria Histórico-Cultural

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Resumo

Discute o ensino da leitura e da escrita a partir da Teoria Histórico-Cultural. Objetiva entender a apropriação do conceito da palavra pela criança, com relação aos significados presentes no discurso oral e escrito na alfabetização. Discute a influência do meio circundante da criança e sobre como as vivências interferem no desenvolvimento da escrita e da leitura. Utiliza como método o estudo bibliográfico e qualitativo com respaldo na teoria de Vigotski. Conclui que a alfabetização precisa estar atrelada às necessidades da criança e que a escrita precisa ser apresentada como instrumento de interação social e fruição estética.   Palavras-chave: Alfabetização. Literatura Infantil. Teoria Histórico-Cultural. 

Biografia do Autor

Cleonice Marçal, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Graduação em Letras/Português e em Pedagogia (UNIOESTE/Campus Foz do Iguaçu). Pós-Graduandaem Processo do Ensino-Aprendizagem da Literatura Luso-Brasileira e em Ensino-Aprendizagem em Educação Infantil e Anos Iniciais. Mestrado em Ensino e Doutoranda do Programa Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Campus Foz do Iguaçu). Professora de Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Foz do Iguaçu

Tamara Cardoso André, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Pedagoga. Professora efetiva Assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Campus Foz do Iguaçu).

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Publicado

30-04-2022 — Atualizado em 06-04-2023

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