Editorial

Autores

  • Blasius Debald Faculdade União das Américas - UNIAMÉRICA

Palavras-chave:

editorial, pesquisa, revista, multidisciplinar, foz do iguaçu, parana, brasil

Resumo

A formação inicial e continuada é uma discussão presente nos cursos voltados à formação de professores oferecidos na Faculdade União das Américas. Aprofundar estas reflexões no âmbito regional e internacional, inserindo a Instituição no debate da formação de professores, resultou na organização do I Congresso Internacional de Educação, realizado entre os dias 9 e 11 de outubro de 2006. A finalidade do congresso era discutir com os professores o papel da formação inicial e continuada e seus reflexos no aperfeiçoamento da práxis; analisar o contexto no qual o professor está inserido e de que forma participa do processo de transformação da realidade; e refletir sobre os interesses que motivaram a opção pela docência. Participaram do evento os conferencistas António Nóvoa, Ilma Passos Alencastro Veiga e Lea das Graças Camargos Anastasiou. As principais reflexões dos participantes do congresso foram reunidas no segundo número da Pleiade, valorizando o debate da temática formação de professores. O Congresso Internacional de Educação que teve como temática central o professor, sua formação e a práxis, é uma resposta aos desafios da formação de professores na contemporaneidade. Assim, quando as Instituições de Ensino Superior começam a entender que a formação inicial e continuada é uma temática complexa, requerendo parcerias com as Prefeituras, Núcleos de Educação e demais grupos interessados em refletir sobre a questão, abrem-se possibilidades para mudanças e alternativas educacionais. Este segundo volume da revista Pleiade desafia o leitor a enveredar sobre uma temática relacionada à educação e interessa a todos que ainda acreditam na sua contribuição para uma sociedade mais humanizada. Este é um passo significativo para uma educação mais comprometida socialmente, que será dado pelo professor que ensina, media e orienta, ao invés de dar aulas.   Blasius Silvano Debald Editor

Edição

Seção

Editorial