A Ludicidade Dentro da Disciplina de Educação Ambiental
Relato de Experiência no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v14i30.669Resumo
Este trabalho consiste em um relato de experiência sobre a disciplina de Educação Ambiental ofertada em um curso de Licenciatura em Pedagogia em uma instituição particular de ensino superior no município de Fortaleza-CE. O objetivo foi analisar a eficiência de atividades práticas e lúdicas de sensibilização ambiental na formação crítica e ética dos futuros educadores em um contexto de problemáticas socioambientais da sociedade contemporânea. O estudo foi realizado com duas turmas do segundo semestre do curso, cada uma com 35 alunos. Dentre as atividades propostas, os discentes prepararam maquetes e jogos didáticos de alfabetização ambiental. Também foram realizadas aulas de campo para Unidades de Conservação e reservas ecológicas em Fortaleza. Como resultados foram acolhidos relatos de alguns discentes das duas turmas e, baseado nisto, concluiu-se que as atividades foram eficientes mostrando efeito positivo na formação dos pedagogos e tornando mais proveitosos os conhecimentos relacionados à temática ambiental adquiridos por estes. Portanto, por meio das ações e práticas de educação ambiental é possível incentivar esses indivíduos a pensar coletivamente, entendendo as questões presentes no cotidiano de maneira contextualizada e crítica e aprimorar a sua futura prática docente seja na educação formal seja na não-formal.Downloads
Publicado
02-12-2020 — Atualizado em 28-04-2021
Versões
- 28-04-2021 (2)
- 02-12-2020 (1)
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.