De “Mãos Dadas”: Andragogia e Aprendizagem Ativa no Contexto da Docência Universitária
Resumo
Pode-se pensar em referenciais de educação historicamente autocráticos mas, desde a antiguidade, encontramos exemplos de professores que estimulavam o pensamento crítico e a postura ativa dos aprendentes. O artigo, que se constitui como ensaio teórico, apresenta um panorama sobre as alternativas de abordagens educacionais tendo em vista a aprendizagem de qualidade. Ambas as abordagens, andragógica e pedagógica são aplicáveis ao processo de ensino-aprendizagem, mas infere-se a priorização da andragogia no contexto universitário. Importante considerar as especificidades do modo de aprender do adulto, além do perfil docente, do contexto e do conteúdo, em movimentos processuais e dinâmicos. A andragogia se desenvolve na produção de sentido, diretamente conectada à aprendizagem ativa e requerendo comprometimento das partes envolvidas no processo. A potência da atuação docente se constrói na trajetória de busca por reflexão e postura inovadora, aplicando com consistência metodologias ativas e desenvolvendo competências técnicas, conceituais, humanas e relacionais.Downloads
Publicado
02-12-2020
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.