Aprendizagem Baseada em Projetos no Curso de Engenharia Civil: na Visão de Diferentes Instituições, Docentes e Acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v14i30.667Resumo
A metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto aplicada ao ensino no curso de engenharia civil, além de multidisciplinar permite ao acadêmico agregar conhecimentos e diferentes habilidades por meio de um processo de análise de diferentes questões que vão desde as mais simples as complexas, de modo que o aprendizado seja mais eficiente. E ainda permite os mesmos aprendem de forma mais práticas diferentes ramos e disciplinas do curso. Deste modo este trabalho pretendeu apresentar a visão de diferentes instituições e grupos relacionados ao ensino sobre utilização de projetos no processo de ensino. Foram realizadas pesquisas de campo através de um questionário online entre os dias 03/09/18 há 21/09/2018 paralelamente em diferentes instituições de ensino, entre docentes e acadêmicos sobre a metodologia em questão. Após realização da pesquisa os dados foram tabulados no programa em tabelas no Microsoft Excel (2010) e submetidos a um teste de médias (Tukey). Os resultados demonstram que 88% dos entrevistados são acadêmicos e 12% docentes, 61,9% estudam ou trabalham em instituições de ensino privada. Com relação ao método, 74% já utilizaram projetos e 100% dos entrevistados consideram importante a aplicabilidade dos projetos no curso. Os entrevistados atribuem o conceito de muito bom para a metodologia (52,4%), mas como pontos negativos consideram que a falta interesse e dedicação dos grupos envolvidos (38,1%) influência e a falta de efetividade dos projetos na prática. Assim podemos evidenciar que a utilização de projetos nos cursos de engenharia civil demonstram serem eficientes, mas precisam ser mais práticos e atrativos para diferentes grupos.Downloads
Publicado
02-12-2020
Edição
Seção
Artigos
Licença
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