Aprendizagem Baseada em Projetos no Curso de Engenharia Civil: na Visão de Diferentes Instituições, Docentes e Acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v14i30.667Resumo
A metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto aplicada ao ensino no curso de engenharia civil, além de multidisciplinar permite ao acadêmico agregar conhecimentos e diferentes habilidades por meio de um processo de análise de diferentes questões que vão desde as mais simples as complexas, de modo que o aprendizado seja mais eficiente. E ainda permite os mesmos aprendem de forma mais práticas diferentes ramos e disciplinas do curso. Deste modo este trabalho pretendeu apresentar a visão de diferentes instituições e grupos relacionados ao ensino sobre utilização de projetos no processo de ensino. Foram realizadas pesquisas de campo através de um questionário online entre os dias 03/09/18 há 21/09/2018 paralelamente em diferentes instituições de ensino, entre docentes e acadêmicos sobre a metodologia em questão. Após realização da pesquisa os dados foram tabulados no programa em tabelas no Microsoft Excel (2010) e submetidos a um teste de médias (Tukey). Os resultados demonstram que 88% dos entrevistados são acadêmicos e 12% docentes, 61,9% estudam ou trabalham em instituições de ensino privada. Com relação ao método, 74% já utilizaram projetos e 100% dos entrevistados consideram importante a aplicabilidade dos projetos no curso. Os entrevistados atribuem o conceito de muito bom para a metodologia (52,4%), mas como pontos negativos consideram que a falta interesse e dedicação dos grupos envolvidos (38,1%) influência e a falta de efetividade dos projetos na prática. Assim podemos evidenciar que a utilização de projetos nos cursos de engenharia civil demonstram serem eficientes, mas precisam ser mais práticos e atrativos para diferentes grupos.Downloads
Publicado
02-12-2020
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.