Estratégia Multirrepresentacional para o Ensino de Fenômenos Ópticos para Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v13i29.648Resumo
O presente artigo trata-se de estudo exploratório sobre o Ensino de Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir de questões geradoras utilizando uma abordagem pedagógica centrada na multimodalidade representacional. A coletade dados para a investigação foi a partir do estágio de docência em uma turma de 4° ano do ensino fundamental dos anos iniciais em um colégio público no estado do Paraná. O conteúdo teve como foco a Óptica Física e Geométrica, com questões geradorascentradas em discutir a formação das cores, o arco-íris, entre outros voltados para a luz. A aplicação das aulas, organizadas em oficinas, baseou-se em discussões que abordassem os fenômenos apresentados e diversas atividades, que se baseassem nametodologia de ensino por multimodos e múltiplas representações (MMR), ou seja, trabalhando determinado conceito a partir de diversas atividades. Com a aplicação do estágio percebeu-se que as crianças possuem uma curiosidade nata, e isso faz comque a maioria dos alunos ficassem muito interessados em aprenderem conceitos que poderiam explicar dúvidas que estes têm sobre o ambiente e a natureza, esse fato abre possibilidades positivas para que o professor consiga trabalhar de forma produtiva a disciplina de Ciências. Além disso, constatou-se que por meio dos MMR pode-se criar metodologias que possibilitem às crianças engajamento melhor no desenvolvimento das atividades e com isso resultados positivos relacionados a sua aprendizagem.Downloads
Publicado
29-07-2020
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.