Estratégia Multirrepresentacional para o Ensino de Fenômenos Ópticos para Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Leidi Katia Giehl
  • Lenita Back

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v13i29.648

Resumo

O presente artigo trata-se de estudo exploratório sobre o Ensino de Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir de questões geradoras utilizando uma abordagem pedagógica centrada na multimodalidade representacional. A coletade dados para a investigação foi a partir do estágio de docência em uma turma de 4° ano do ensino fundamental dos anos iniciais em um colégio público no estado do Paraná. O conteúdo teve como foco a Óptica Física e Geométrica, com questões geradorascentradas em discutir a formação das cores, o arco-íris, entre outros voltados para a luz. A aplicação das aulas, organizadas em oficinas, baseou-se em discussões que abordassem os fenômenos apresentados e diversas atividades, que se baseassem nametodologia de ensino por multimodos e múltiplas representações (MMR), ou seja, trabalhando determinado conceito a partir de diversas atividades. Com a aplicação do estágio percebeu-se que as crianças possuem uma curiosidade nata, e isso faz comque a maioria dos alunos ficassem muito interessados em aprenderem conceitos que poderiam explicar dúvidas que estes têm sobre o ambiente e a natureza, esse fato abre possibilidades positivas para que o professor consiga trabalhar de forma produtiva a disciplina de Ciências. Além disso, constatou-se que por meio dos MMR pode-se criar metodologias que possibilitem às crianças engajamento melhor no desenvolvimento das atividades e com isso resultados positivos relacionados a sua aprendizagem.

Biografia do Autor

Leidi Katia Giehl

Graduada em Física Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul; Graduada em Licenciaturaem Matemática pela Unijales. Especialista em Metodologia do Ensino de Física e Matemática e Especialistaem Docência no Ensino Superior. Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Doutoranda em Educação pelo PPGE pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Lenita Back

Graduada em Física Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul; Graduada em Licenciaturaem Pedagogia pela Universidade Castelo Branco. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco e Especialista em Gerenciamento do Ambiente Escolar pela Universidade Castelo Branco. Atualmente é Professora da Prefeitura Municipal de Capanema, PR.

Downloads

Publicado

29-07-2020