O Prestígio da Família Orchidaceae para o Mundo

Artigo de Revisão

Autores

  • Fernanda Kelly Mezzalira
  • Betty Cristiane Kuhn

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v13i29.642

Resumo

As orquídeas são plantas ornamentais de grande estima, a nível mundial, da sociedade consumidora e colecionadora de plantas e flores. Apresentando inúmeras combinações de cores, tamanhos e formas de flores, tempo de florescimento e outros. Objetivo: Essa revisão tem por objetivo passar maiores informações sobre a história das orquídeas e sua importância atualmente. Elencar os fatores que levam a família Orchidaceae, no Brasil, a serem destaque de pesquisas em diferentes áreas econômicas, principalmente na biotecnologia e estimular o crescimento do setor. Em função de suas características que possibilitam seu emprego em áreas como alimentícia, cosmética, medicinal e comercialização como flor de vaso. Método: A revisão bibliográfica fez uso da metodologia qualitativa, com pesquisa descritiva e explicativa. Resultados: A família Orchidaceae contempla mais de 35.000 espécies de orquídeas registradas, algumas são amplamente comercializadas por serem de fácil obtenção, entretanto muitos gêneros de orquídeas são raros e de difícil propagação, correndo risco de extinção. O Brasil é um dos países privilegiados em questão da diversidade abundante encontrada em território nacional. As Orchidaceae, descendentes das angiospermas, é conhecida como a família mais evolutiva do reino vegetal. Em função de tantas características peculiares, econômicas e distributivas as orquídeas são de muito interesse para a comunidade.

Biografia do Autor

Fernanda Kelly Mezzalira

Engenheira de Bioprocessos e Biotecnologia e Mestranda em Biotecnologia no Programa de Pós-Graduaçãoem Biotecnologia (PPGBiotec), pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Betty Cristiane Kuhn

Professora do Magistério Superior, Coordenação de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Dois Vizinhos.

Downloads

Publicado

29-07-2020