Práticas e Conhecimentos de Educadores Infantis Sobre Alimentação Complementar

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DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v13i29.641

Resumo

Identificar a prática e o conhecimento dos educadores sobre alimentação complementar nos Centros Municipais de Educação Infantil de Foz do Iguaçu. Método: Estudo qualitativo, realizado em 2017, com 21 educadores infantis, por meio de entrevistas semiestruturadas, utilizando-se da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para análise dos dados. Resultados: A caracterização dos educadores mostrou uma totalidade feminina, maioria com idade até 25 anos e com o ensino superior concluído. Na prática, os educadores referem a oferta de alimentos diversos, inclusive doces e refrigerantes. Surgiram discursos referentes ao consumo de alimentos industrializados pelas crianças, discussão sobre alimentação saudável somente em datas específicas e inaptidão das educadoras para lidar com situações de necessidade de alimentação específica. Identificou-se desconhecimento das educadoras sobre alimentação complementar e fragilidade no suporte técnico para oferta das refeições. Conclusão: Reforça-se a necessidade de reestruturar políticas de alimentação escolar, elaborar e executar programas de treinamento sobre educação nutricional para os educadores, com supervisão contínua dos efeitos da capacitação como estratégia para melhorar a nutrição infantil.

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Publicado

29-07-2020