Nóvoa: O professor, sua formação e a práxis

Autores

  • Blasius Silvano Debald Faculdade União das Américas - UNIAMÉRICA
  • Diogo Rovaris Faculdade União das Américas - UNIAMÉRICA

Resumo

Este relato contempla as reflexões tecidas pelo educador português, Antonio Nóvoa, no I Congresso Internacional de Educação, realizado na Faculdade União das Américas – UNIAMÉRICA, em Foz do Iguaçu – Paraná, em Outubro de 2006. Na oportunidade, Nóvoa estruturou sua reflexão em três momentos, nos quais fez menção a três dilemas, a um paradoxo e por último os três desafios para a formação de professores. O relato constitui-se nas principais idéias abordadas, acrescidas de comentários de outros autores. Procurou-se, neste texto, ser fiel às reflexões tecidas pelo educador português, pois sintetizam o seu pensamento sobre a temática. É, portanto, um registro, sem a pretensão de contemplar toda a conferência, pois a riqueza das análises e a sutileza das palavras não podem ser transcritas, uma vez que são únicas e marca registrada de Antonio Nóvoa.

Biografia do Autor

Blasius Silvano Debald, Faculdade União das Américas - UNIAMÉRICA

Mestre em Desenvolvimento Regional – Área Sócio-cultural (UNISC/RS), professor do curso de História da Faculdade União das Américas – UNIAMÉRICA.

Diogo Rovaris, Faculdade União das Américas - UNIAMÉRICA

Monitor do Laboratório Pedagógico das Licenciaturas e acadêmico do curso de Educação Física da Faculdade União das Américas – Uniamérica.

Downloads

Edição

Seção

Relatos