Formação Disciplinar ou Transversal

Qual delas Promove Melhor Percepção Ambiental entre Universitários?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v13i29.638

Resumo

 O ensino de Educação Ambiental está inserido no currículo escolar de forma específica ou transversal, a Conferência de Tbilisi realizada em 1977, é considerada um dos principais eventos sobre Educação Ambiental, originando conceitos vigentesaté hoje. A Educação Ambiental é considerada fundamental na resolução dos problemas ambientais. No Brasil, ela foi abordada pela primeira vez na Política Nacional do Meio Ambiente, estabelecendo sua presença no ensino formal e não formal, oque foi consolidado no ano de 1999 com a instituição da Política Nacional de Educação Ambiental. Este trabalho se propõe analisar o nível de conhecimento dos acadêmicos de uma Universidade sobre as questões ambientais, em dois cursos da área ambiental, constatando que em um curso a Educação Ambiental é ensinada de forma específica e no outro, de forma transversal, por fim foi comparando os resultados obtidos, com intuito de verificar em qual abordagem há maior compreensão do conteúdoensinado, e o quanto difere o nível e a percepção do conhecimento dos universitários, considerando esse tema ser exaustivamente debatido e até o momento não há um senso comum entre qual abordagem apresenta maior eficiência no ensino de Educação Ambiental. O instrumento utilizado para coleta de dados, foi um questionário semiestruturado padrão com dez perguntas, aplicado para os acadêmicos do segundo ano de cada curso, no segundo semestre do ano de 2018. Conclui-se que o nível de percepção e o conhecimento ambiental foi superior entre os acadêmicos que estudaram Educação Ambiental em uma disciplina específica, em relação aos que estudaram na abordagem interdisciplinar.

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Publicado

29-07-2020