A Política Nacional de Educação Ambiental e seus Desdobramentos no Município de Toledo, PR

Autores

  • Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno
  • Luana Carina Gazolla Volpiano
  • Vania Trajano Rowedder
  • Marli Renate Von Borstel Roesler

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v13i29.637

Resumo

A Educação Ambiental é um componente de extrema importância para a formação de uma sociedade mais crítica e sustentável. Nesse sentido, as iniciativas, criadas para dar suporte a este fim, são medidas que podem colaborar com a melhoriado meio ambiente e da qualidade de vida da população local e global, contudo, mais importante do que a sua promulgação é a sua implementação enquanto política pública. A principal finalidade deste trabalho é discutir a Política Nacional de Educação Ambiental e seus aspectos práticos, especialmente no que se refere aos espaços e ações ambientais no município de Toledo-PR. Para tanto, foi realizada uma pesquisadocumental de normativas, documentos e sites oficiais do município, sobre a Educação Ambiental no contexto das ações práticas, complementada pela literatura nacional acerca da questão. Nesse sentido, identificou-se que o município de Toledo-PR possuimuitas ações, programas, projetos e espaços destinados à Educação Ambiental, os quais são essenciais para a promoção de uma nova forma de cuidar, conviver e transformar as relações que mantemos com o meio ambiente e com os seus diversos componentes.Assim, a construção da Educação Ambiental como política pública implementada no município implica em processos diretos e indiretos que propõem recuperar a noção de sustentabilidade e o fortalecimento da emancipação como fomento de ação sociopolítica.

Biografia do Autor

Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno

Bióloga pelo Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. Pedagoga pela Universidade Paranaense.Letróloga pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell. Especialista em Educação Especial e em educação do Campo pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Eficaz. Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense. Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Técnica de Pesquisa Agrícola na multinacional Corteva Agriscience.

Luana Carina Gazolla Volpiano

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. Atualmenteé mestranda no Programa de Pós-Graduação na área de Ciências Ambientais pela Universidade Estadualdo Oeste do Paraná. Aluna de MBA em Gerenciamento e Execução de Obras pelo programa de pós-graduação do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz.

Vania Trajano Rowedder

Graduada em Direito, pela Universidade Paranaense UNIPAR. Especialista em MBA Gestão do Agronegócio,pela Universidade de Cuiabá. Especialista em Direito Civil e Processo Civil, pela Universidade deCuiabá UNIC. Atualmente é mestranda do Curso de Ciências Ambientais, UNIOESTE.

Marli Renate Von Borstel Roesler

Orientadora. Mestre em Educação pela PUC-PR. Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Pós-Doutoraem Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR. Professora do Programa de Pós-Graduação em CiênciasAmbientais da UNIOESTE.

Downloads

Publicado

29-07-2020