Percepções de Professores de Inglês de Foz do Iguaçu Sobre o Perfil de Aprendizagem das Novas Gerações

Autores

  • Denis Antônio Silva IFPR
  • Clodis Boscarioli
  • Delfina Cristina Paizan

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v14i30.630

Resumo

Este artigo descreve a percepção de docentes de língua inglesa acerca das características de aprendizagem e das influências das gerações de estudantes contemporâneas em sua prática pedagógica. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva por meio da aplicação de questionário respondido por 12 docentes de Língua Inglesa da rede estadual de ensino de Foz do Iguaçu/Paraná que participaram de um curso extensão universitária sobre tecnologias e formação de professores de Língua Inglesa em 2019. A categorização temática foi adotada como estratégia para a análise e interpretação dos dados coletados. Os resultados apontam o reconhecimento docente de características discentes relacionadas às aprendizagens e comportamentos atinentes às gerações Z e Alpha. Além disso, constatou-se adaptações pedagógicas e metodológicas consoantes às demandas geracionais de seus estudantes, especialmente as influenciadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação.

Downloads

Publicado

02-12-2020