Percepção Social da Indisciplina

Autores

  • Anderléia S. Damke CNPq
  • Mônica Aparecida de Macedo Golba Rede Estadual de Ensino

Palavras-chave:

formação de professores, indisci-plina, percepção social.

Resumo

Este trabalho aborda a percepção social dos professores sobre a indisciplina na escola, pensada como uma questão atrelada aos estudos sobre o pensamento dos professores. Inicialmente abordamos o conceito de indisciplina, partindo de uma leitura etimológica do termo disciplina e recorremos às concepções propostas por alguns teóricos desse assunto. Em seguida, exploramos algumas perspectivas teóricas sobre a percepção da indisciplina escolar, pensada como um processo de construção social que fala sobre a formação de professores. Ao final, articulamos questões sobre a percepção da indisciplina, a cultura escolar e a formação de professores, em que propomos repensar a formação dos professores em relação à indisciplina, articulada com a tarefa de reinventar a escola.

Biografia do Autor

Anderléia S. Damke, CNPq

Pedagoga, pesquisadora do CNPq e Mestranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Orientanda do Prof. Dr. Joe Garcia.

Mônica Aparecida de Macedo Golba, Rede Estadual de Ensino

Pedagoga da Rede Estadual de Ensino, professora da Faculdade Univale e Mestranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Orientanda do Prof. Dr. Joe Garcia.

Downloads

Edição

Seção

Artigos