Docência e qualificação: Um olhar sobre o ensino superior privado do extremo oeste paranaense

Autores

  • Blasius Silvano Debald Faculdade União das Américas – UNIAMÉRICA

Palavras-chave:

qualificação, docentes, ensino superior, formação.

Resumo

A finalidade do presente estudo é propor um debate sobre o processo de qualificação dos docentes no Ensino Superior Privado do extremo oeste paranaense. Trabalhou-se com nove IES privadas, totalizando 548 docentes, dos quais foram entrevistados 134. Está-se na terceira fase que compreende as entrevistas, ainda não concluídas na sua totalidade, mas que já apontam para algumas considerações. Este artigo contempla as duas primeiras fases, dando ênfase a segunda, que tem como objeto de investigação a qualificação dos docentes que atuam no Ensino Superior privado no oeste do Paraná. Utilizou-se como referencial teórico autores que se dedicam ao estudo desta temática e que tentam dar sua contribuição para melhorar as práticas de ensino. Assim, as políticas de formação docente, utilizadas pelas IES pesquisadas, nem sempre têm claro o porquê investir na qualificação dos seus docentes, pois não percebem que a atualização tem reflexos na prática de sala de aula. Apesar da expansão do ensino superior atender a demanda de estudantes que não têm acesso à universidade, o ensino privado é um tanto despreparado para lidar com os docentes, considerando-os trabalhadores comuns, passíveis de trocas constantes, caso não haja alinhamento com a filosofia das Mantenedoras.

Biografia do Autor

Blasius Silvano Debald, Faculdade União das Américas – UNIAMÉRICA

Mestre em Desenvolvimento Regional – Área Sócio-cultural (UNISC/RS), professor do curso de História da Faculdade União das Américas – UNIAMÉRICA

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Artigos