O Modelo de Rotação por Estações Adaptado para Uso em Webconferência na Educação a Distância

Autores

  • Caroline Lengert IFSC
  • Sabrina Bleicher IFSC
  • Nathalie Minuzi IFSC

Resumo

Resumo Estruturado: Contexto: Na educação, há uma crescente demanda por modelos onde o estudante seja mais ativo, participativo e construa seu conhecimento. Nos cursos a distância, o engajamento é um dos pontos-chave para que o estudante obtenha êxito durante a sua formação. Assim, percebe-se a contribuição das metodologias ativas de aprendizagem e dos modelos de ensino híbrido na tentativa de tornar as práticas pedagógicas mais dinâmicas, inovadoras e eficazes. Objetivo: A finalidade deste trabalho está em apresentar duas experiências utilizando o modelo de rotação por estações adaptado para o uso em atividades por webconferência na educação a distância. Método: Utilizou-se o estudo de caso, por meio de uma abordagem qualitativa, através da análise e do relato das experiências. Resultados: As experiências utilizando o modelo de rotação por estações adaptado para uso em webconferência, demonstram que é possível trabalhar com modelos de ensino híbrido na educação a distância. Pode-se adaptar as metodologias ativas conforme os recursos disponíveis, sendo plenamente possível a utilização em ambientes virtuais e em aulas por webconferência.

Biografia do Autor

Caroline Lengert, IFSC

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000), Especialista em Educação a Distância, pela Universidade Católica Dom Bosco (2013) e Mestre em Engenharia de Produção, área de Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Tem experiência na área de educação, com ênfase em tecnologias, educação a distância e formação de professores. Professora da área de EaD e tecnologias educacionais no Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Instituto Federal de Santa Catarina (Cerfead/IFSC).

Sabrina Bleicher, IFSC

Doutora em Mídias do Conhecimento pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Mestre em Design pela Universidade de Aveiro, em Portugal (2009), com título validado pelo MEC. Possui graduação em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Tem experiência na área de Design e Educação a Distância. Desde 2016, atua como professora do Centro de Referência em Formação e EaD do Instituto Federal de Santa Catarina (CERFEAD/IFSC). Coordenadora de Articulação EAD junto aos câmpus do IFSC.

Nathalie Minuzi, IFSC

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - CTISM, da Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Educação Ambiental e Bacharel em Desenho Industrial - Projeto de Produto, ambos pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto. Professora Substituta no Instituto Federal de Santa Catarina, na área de Tecnologias Educacionais e ensino a Distância.

Downloads

Publicado

02-12-2020