Saberes pedagógicos e saberes científicos na formação inicial do licenciado e do bacharel

Autores

  • Léa das Graças Camargos Anastasiou

Palavras-chave:

bacharelado, licenciatura.

Resumo

Este artigo trata de questões referentes aos métodos de ensino e métodos de pesquisa, pontuando alguns de seus elementos determinantes, pois estes são métodos essenciais na formação do docente universitário e dos profissionais que trabalham com a ciência e o conhecimento, seja o novo conhecimento obtido pela pesquisa seja o que será socializado na ação docente em aula. Destaca elementos em relação à formação do futuro bacharel e dos licenciados, em relação a solicitações presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no. 9394 de 1996, discutindo a organização curricular e a visão de conhecimento predominante nas organizações curriculares. Toma como suporte para superação da fragmentação curricular gerada pela causalidade linear o foco da recomposição de processos, propondo situações que favoreçam o diálogo entre as áreas, construindo novas sínteses, superando o determinismo e compreendendo as rupturas e continuidades vivenciadas. Pontua a importância da sistematização dos saberes pedagógicos para a preparação docente, seja inicial ou continuada, da ação em parceria entre docentes e destes com os universitários, lembrando que se a “ciência progride entre a teoria e os fatos”, o avanço da formação docente universitária também está sendo chamada a considerar estes dois lados do processo.

Biografia do Autor

Léa das Graças Camargos Anastasiou

Professora aposentada pela UFPR, Mestre em Currículo pela UFPR, Doutora em Didática da Educação Superior pela USP (foco do doutorado: Processos de Profissionalização Continuada dos Docentes Universitários). Consultora para processo de formação continuada do docente universitário e reformulação de currículos em matriz integrativa.

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