Saberes pedagógicos e saberes científicos na formação inicial do licenciado e do bacharel
Palavras-chave:
bacharelado, licenciatura.Resumo
Este artigo trata de questões referentes aos métodos de ensino e métodos de pesquisa, pontuando alguns de seus elementos determinantes, pois estes são métodos essenciais na formação do docente universitário e dos profissionais que trabalham com a ciência e o conhecimento, seja o novo conhecimento obtido pela pesquisa seja o que será socializado na ação docente em aula. Destaca elementos em relação à formação do futuro bacharel e dos licenciados, em relação a solicitações presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no. 9394 de 1996, discutindo a organização curricular e a visão de conhecimento predominante nas organizações curriculares. Toma como suporte para superação da fragmentação curricular gerada pela causalidade linear o foco da recomposição de processos, propondo situações que favoreçam o diálogo entre as áreas, construindo novas sínteses, superando o determinismo e compreendendo as rupturas e continuidades vivenciadas. Pontua a importância da sistematização dos saberes pedagógicos para a preparação docente, seja inicial ou continuada, da ação em parceria entre docentes e destes com os universitários, lembrando que se a “ciência progride entre a teoria e os fatos”, o avanço da formação docente universitária também está sendo chamada a considerar estes dois lados do processo.Downloads
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