Programa Híbrido de Formação de Professores “Sala Mais”

Autores

  • Ana Cristina
  • Márcia Maria
  • Fernanda Sarmento
  • Leonora Pilon
  • Gledson Guilherme
  • Mônica Ferdin
  • Carolina Marra

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v12i25.459

Resumo

Grande parte dos professores do ensino superior não foi formada para atuarna docência, especialmente visando o protagonismo dos estudantes. A profissionalizaçãodocente implica no conhecimento da disciplina e dos objetivos educacionais; doconhecimento do estudante e do seu contexto social (DARLING-HAMMOND,2012). O programa de Formação de professores SALA MAIS visa formar, capacitar eengajar os professores em um programa contínuo de formação. O principal objetivodo programa é proporcionar a criação de uma cultura de estudos sobre planejamento,avaliação e práticas pedagógicas. Para tal, a modalidade de ensino escolhida foi híbrida.As temáticas de Planejamento, Avaliação, Metodologias foram acionadas pelosprofessores através de uma plataforma online. Posteriormente, realizou-se encontropresencial no formato de meta-oficinas. Nesta capacitação, foram envolvidos em tornode 3200 professores. A avaliação da eficácia do Programa foi feita por meio de umquestionário de percepção. Ao responderem se “A coerência entre teoria-prática ficouevidenciada no encontro presencial”, 64% responderam que ocorreu de forma plenamentesatisfatória, 33,5% considerou satisfatória e 2,5% insatisfatória. Ao responderemse “A trilha online apoiou o trabalho realizado nas oficinas”, 43,5% considerouplenamente satisfatória, 48,5% considerou satisfatória e 8% considerou insatisfatória.Ao se perguntar se “A metodologia utilizada favoreceu o desenvolvimento dos objetivosde aprendizagem”, 73% considerou plenamente satisfatório, 23,75% satisfatório e3,25% insatisfatório. Desta forma, pode-se concluir que o Programa híbrido de FormaçãoDocente SALA MAIS foi avaliado de forma satisfatória pelos professores participantesdo programa

Biografia do Autor

Ana Cristina

Doutora em Imunologia. Gerente de Formação Docente, Anima Educação, Belo Horizonte, MG.

Márcia Maria

Mestre em Ensino da Matemática. Gerente de Formação Docente, Anima Educação, Belo Horizonte,MG.

Fernanda Sarmento

Doutora em Medicina. Coordenadora de Curso Unisociesc, Balneário Camburiú, SC.

Leonora Pilon

Especialista em Gestão Educacional. Gerente de Avaliação, Anima Educação, São Paulo, SP.

Gledson Guilherme

Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior. Analista na Diretoria de Projetos, AnimaEducação, Belo Horizonte, MG.

Mônica Ferdin

Mestre em Administração. Diretora de projetos, Anima Educação, Belo Horizonte, MG.

Carolina Marra

Doutora em Ciência Política. Vice-Reitora Anima Educação, Belo Horizonte, MG.

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Publicado

18-04-2019