Práticas Inovadoras de Avaliação em Metodologias Ativas de Aprendizagem

Um Relato de Experiência

Autores

  • Priscilla
  • Ana Manuela
  • Silviane Pereira
  • Cassia Regina
  • Fabiana Paes
  • Flora Miranda
  • Norma Viapiana

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v12i25.458

Resumo

No cenário da inovação em educação, as práticas avaliativas devem estarfundamentadas no compromisso com três aprendizagens: aprender a conhecer, aprendera fazer, aprender a ser. Assim, o objetivo deste estudo é relatar a experiência doprocesso avaliativo nos cursos de Enfermagem e Nutrição do Centro UniversitárioComunitário UniAmérica (UA). Metodologia: Estudo descritivo, tipo relato de experiência,elaborado no contexto de Metodologias Ativas de Aprendizagem. Resultadose discussões: A avaliação neste modelo compreende 2 pilares: a aquisição do conhecimentoe capacidade de utilizar o conhecimento na elaboração e aplicação de soluçõespara desafios experimentais e reais. O processo avaliativo contempla 4 itens: Exercíciosde compreensão – testes semanais de múltipla escolha para verificação da compreensãodo material disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem; AvaliaçãoInstitucional – verificação do conhecimento aplicado, por meio da integraçãoentre os conteúdos do estudo independente com os desafios realizados em sala deaula, e; Portfólio – entrega de um conjunto de atividades que evidenciam o vínculoentre o saber e a prática e; Projeto Integrador – desafio que envolve a resolução deproblemas reais demandados pela comunidade local, dentro do cenário da profissão.Considerações Finais: Nos cursos de Enfermagem e Nutrição, pela ótica docente, oprocesso avaliativo proporciona aos discentes assumirem a responsabilidade pelaaprendizagem e emancipação acadêmica. Entretanto, há muito que evoluir na consolidaçãoda avaliação formativa. Tal processo é inerente à concepção de ensinar e aprenderdos estudantes, professores e gestores educacionais.

Biografia do Autor

Priscilla

Doutoranda em Enfermagem em Saúde Pública. Coordenadora do curso de Enfermagem do Centro UniversitárioComunitário União das Américas – UniAmérica, Foz do Iguaçu, Paraná

Ana Manuela

Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente. Coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universi -tário Comunitário União das Américas – UniAmérica, Foz do Iguaçu, Paraná.

Silviane Pereira

Doutoranda em Enfermagem em Saúde Pública. Docente do curso de Enfermagem do Centro UniversitárioComunitário União das Américas – UniAmérica, Foz do Iguaçu, Paraná.

Cassia Regina

Doutora em Ciências Fisiológicas. Docente do curso de Nutrição do Centro Universitário ComunitárioUnião das Américas – UniAmérica, Foz do Iguaçu, Paraná.

Fabiana Paes

Especialista em UTI adulto e docência. Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário ComunitárioUnião das Américas – UniAmérica, Foz do Iguaçu, Paraná.

Flora Miranda

Mestre em Tecnologia de Alimentos. Docente do curso de Nutrição do Centro Universitário ComunitárioUnião das Américas – UniAmérica, Foz do Iguaçu, Paraná.

Norma Viapiana

Mestre em Educação. Direção acadêmica do Centro Universitário Comunitário União das Américas –UniAmérica, Foz do Iguaçu, Paraná.

Downloads

Publicado

18-04-2019