Pensamento Computacional Como Competência Transversal em Metodologias Ativas Orientadas a Problemas
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v12i25.456Resumo
As Metodologias Ativas preveem um apanhado de atividades que estimulama capacidade de solucionar problemas. Esse modelo educacional tem sido aplicadopor instituições diversas e que apontam como um dos desafios o impacto do siste -ma tradicional de ensino amplamente difundido, que não promove o desenvolvimentoda autonomia na construção do conhecimento e o interesse em buscar soluções deforma independente, e não aproxima a tecnologia do processo de ensino e aprendizagem.O Pensamento Computacional (PC) emerge como um conjunto de ferramentasmentais para solução de problemas, desenvolvimento de sistemas e compreensão docomportamento humano baseando-se nos conceitos fundamentais da Ciência da Computação,independente da utilização da tecnologia. Este artigo tem como objetivo realizaruma aproximação teórica, incluindo as habilidades necessárias a alunos imersosem Metodologias Ativas, com as habilidades desenvolvidas pelo PC. A metodologiautilizada é a de revisão bibliográfica com o aprofundamento teórico-conceitual sobrePC apresentado como competência transversal às Metodologias Ativas, motivando osalunos ao desenvolvimento de projetos, promovendo o a autonomia, protagonismo econstrução de conhecimento com a proposta de uma matriz que traça o paralelo entreas duas teorias.Downloads
Publicado
18-04-2019
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.