Pensamento Computacional Como Competência Transversal em Metodologias Ativas Orientadas a Problemas

Autores

  • Thais Basem
  • Clodis

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v12i25.456

Resumo

As Metodologias Ativas preveem um apanhado de atividades que estimulama capacidade de solucionar problemas. Esse modelo educacional tem sido aplicadopor instituições diversas e que apontam como um dos desafios o impacto do siste -ma tradicional de ensino amplamente difundido, que não promove o desenvolvimentoda autonomia na construção do conhecimento e o interesse em buscar soluções deforma independente, e não aproxima a tecnologia do processo de ensino e aprendizagem.O Pensamento Computacional (PC) emerge como um conjunto de ferramentasmentais para solução de problemas, desenvolvimento de sistemas e compreensão docomportamento humano baseando-se nos conceitos fundamentais da Ciência da Computação,independente da utilização da tecnologia. Este artigo tem como objetivo realizaruma aproximação teórica, incluindo as habilidades necessárias a alunos imersosem Metodologias Ativas, com as habilidades desenvolvidas pelo PC. A metodologiautilizada é a de revisão bibliográfica com o aprofundamento teórico-conceitual sobrePC apresentado como competência transversal às Metodologias Ativas, motivando osalunos ao desenvolvimento de projetos, promovendo o a autonomia, protagonismo econstrução de conhecimento com a proposta de uma matriz que traça o paralelo entreas duas teorias.

Biografia do Autor

Thais Basem

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná, MBA em Gestão Estratégica deMarketing pela Fundação Getúlio Vargas e Mestranda do Programa de Ensino da Universidade Estadual doOeste do Paraná, Foz do Iguaçu, Paraná

Clodis

Bacharel em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Especialista em Ciência da Computaçãopela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicaspela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Informática pela Universidade Federal doParaná e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. É Professor Associado na UniversidadeEstadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná.

Downloads

Publicado

18-04-2019