O Uso de Smartphones na Aprendência de Línguas Estrangeiras e o Novo Papel Dos Docentes

Autores

  • Heloyse
  • Beatriz Helena

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v12i25.455

Resumo

Os crescentes avanços da ciência, da tecnologia e do ciberespaço têm inquietadoos processos educacionais. Nesse contexto, temos a rápida expansão tecnológica,que podemos denominar de Tecnologia de Comunicação Digital (TCD), na qualestão compreendidos os smartphones, que aí estão apontando para a importância dese discutir e analisar os aspectos relacionados ao processo de ensino/aprendizagemcom a utilização desses dispositivos móveis. Por estarem presentes no cotidiano dosestudantes, os smartphones podem ser utilizados como uma estratégia para um ensinode língua estrangeira inovador, dinâmico, interativo e colaborativo, proporcionando acriação de um ambiente de inteligência coletiva e troca de saberes. Nesse cenário, afunção do docente se altera em alguns aspectos, pois ele não será mais responsávelpor transmitir conhecimentos prontos, mas instigará seus estudantes na busca e construçãodos seus próprios caminhos do conhecimento. Com isso, cria-se em sala deaula um ambiente de Aprendência, termo utilizado por Assmann (2000) e também porDal Molin (2003) que faz referência a um novo modelo de escola. O objetivo desseartigo é apresentar as vantagens que os smartphones podem oferecer ao ensino deuma língua estrangeira, apontado para as novas formas de aprender e ensinar que surgemnesse contexto, e os novos caminhos e desafios dos docentes em processos deAprendência. Utilizaremos como aporte teórico as diretrizes da UNESCO (2014) paraaprendizagem móvel e os autores: Lévy (1999), Dal Molin (2003), Assmann (2000),Prensky (2001), Motter (2013), entre outros.

Biografia do Autor

Heloyse

Mestranda do programa de pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná –Unioeste, Cascavel, Paraná.

Beatriz Helena

Pós-doutora no Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento, professora do Programa de Mestradoem Letras Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Cascavel,Paraná.

Downloads

Publicado

18-04-2019