Letramento Cartográfico na Geografia Escolar
o Google Earth Como Recurso Didático Numa Proposta de Ensino Híbrido
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v12i25.452Resumo
O presente artigo é o resultado de um projeto de intervenção pedagógica envolvendoalunos do Ensino Fundamental – II de uma Escola Estadual, da Zona sul deCampina Grande – Paraíba. Na contemporaneidade, especialmente na realidade do espaçoescolar estudado, fenômenos como evasão escolar, a falta de interesse pelo estudoe/ou as dificuldades de compreensão dos conteúdos, maximamente no que se refereaos estudos cartográficos, têm nos inquietado e levado à autocrítica sobre a práticadocente. Assim, as propostas pedagógicas foram pensadas e postas em prática de formaa inserir as novas tecnologias no cotidiano escolar na perspectiva da construção deconhecimentos imbuídos de significados, relacionados à dinâmica cotidiana dos estudantes.Destarte, este trabalho se objetiva contribuir para alfabetização, letramentocartográfico e geográfico de discentes a partir de estudos que contemplem o espaçovivido, categoria lugar, mediado por tecnologias de informação e comunicação(TIC’s), especialmente, o software Google Earth, disponível gratuitamente na rede,internet, que dispõe de ferramentas de aferição de áreas da superfície terrestre e imagensde satélites. As ações metodológicas foram mediadas à luz da pesquisa-ação emetodologias ativas envolvendo atividades interdisciplinares no formato de aula expositivadialogada, de campo, pesquisa (virtual) e oficinas de produção de matérias.As intervenções resultaram na interação, leitura e interpretação do espaço vivido; melhorasno raciocínio matemático; apropriação de conceitos da cartografia e; confecção,autônoma, de representações cartográficas nas modalidades de croquis, mapas emaquetes, estes foram expostos e apresentados na mostra pedagógica da escola e disponibilizadoscomo recursos para aulas futuras.Downloads
Publicado
17-04-2019
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.