Letramento Cartográfico na Geografia Escolar

o Google Earth Como Recurso Didático Numa Proposta de Ensino Híbrido

Autores

  • Jonas Marques
  • Andréa de Lucena
  • Alexsandra Cristina

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v12i25.452

Resumo

O presente artigo é o resultado de um projeto de intervenção pedagógica envolvendoalunos do Ensino Fundamental – II de uma Escola Estadual, da Zona sul deCampina Grande – Paraíba. Na contemporaneidade, especialmente na realidade do espaçoescolar estudado, fenômenos como evasão escolar, a falta de interesse pelo estudoe/ou as dificuldades de compreensão dos conteúdos, maximamente no que se refereaos estudos cartográficos, têm nos inquietado e levado à autocrítica sobre a práticadocente. Assim, as propostas pedagógicas foram pensadas e postas em prática de formaa inserir as novas tecnologias no cotidiano escolar na perspectiva da construção deconhecimentos imbuídos de significados, relacionados à dinâmica cotidiana dos estudantes.Destarte, este trabalho se objetiva contribuir para alfabetização, letramentocartográfico e geográfico de discentes a partir de estudos que contemplem o espaçovivido, categoria lugar, mediado por tecnologias de informação e comunicação(TIC’s), especialmente, o software Google Earth, disponível gratuitamente na rede,internet, que dispõe de ferramentas de aferição de áreas da superfície terrestre e imagensde satélites. As ações metodológicas foram mediadas à luz da pesquisa-ação emetodologias ativas envolvendo atividades interdisciplinares no formato de aula expositivadialogada, de campo, pesquisa (virtual) e oficinas de produção de matérias.As intervenções resultaram na interação, leitura e interpretação do espaço vivido; melhorasno raciocínio matemático; apropriação de conceitos da cartografia e; confecção,autônoma, de representações cartográficas nas modalidades de croquis, mapas emaquetes, estes foram expostos e apresentados na mostra pedagógica da escola e disponibilizadoscomo recursos para aulas futuras.

Biografia do Autor

Jonas Marques

Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica –ProfEPT/IFPB), Graduado em Licenciatura em Geografia-UEPB; Professor de Geografia, Educação Básicado Governo do Estado da Paraíba

Andréa de Lucena

Doutorado em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, (2010);Membro do corpo docente do Programa Nacional de Mestrado Profissional – ProfEPT/IFPB.

Alexsandra Cristina

Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais – UFRN; ProfessoraIFPB; Membro do corpo docente do Programa Nacional de Mestrado Profissional – ProfEPT/IFPB.

Downloads

Publicado

17-04-2019