Formação de Professores

Implementação de Práticas Inovadoras em Sala de Aula

Autores

  • Luzia Alves
  • Shayane Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v12i25.450

Resumo

Este trabalho aborda a formação de professores a partir da implementaçãode práticas em sala de aula, com uma equipe de educadores do Ensino FundamentalII, de uma escola particular de Campos dos Goytacazes-RJ. Partiu-se da convicção deque mudanças na escola ocorrem quando assumidas pelo coletivo das professoras(CARVALHO, 2009). Nesse sentido, projetou-se uma pesquisa cujo objetivo foiacompanhar o grupo de professores de 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, em seuprocesso formativo, por um ano, proporcionando-lhes atualização pedagógica em tecnologiasdigitais e metodologias ativas. Especificamente, objetivou-se inovar a práticapedagógica em sala de aula, promovendo a formação em serviço, avaliar o desempenhodas professoras e seu processo ao longo do ano de 2018.

Biografia do Autor

Luzia Alves

Pesquisadores do Laboratório de Formação de Professores – LAFORP – Centro de Pesquisas e Pós-graduação,Institutos Superiores de Ensino do CENSA – ISECENSA, Rua Salvador Corrêa, 139, Centro, Camposdos Goytacazes, Rio de Janeiro

Shayane Ferreira

Aluna voluntária do Curso de Pedagogia do LAFORP

Downloads

Publicado

17-04-2019