Estado do Conhecimento

Ensino Híbrido

Autores

  • Felipe Matheus
  • Alfredo Cesar

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v12i25.449

Resumo

O ensino híbrido surge no Brasil como uma proposta experimental de personalizaro ensino. No entanto, este processo exige adaptação por parte de professorese alunos. Deste modo o objetivo desse trabalho foi verificar a produção sobre a te -mática nos últimos 5 anos. Este estudo trata-se de um estado do conhecimento queteve como critério identificar artigos que foram publicados em periódicos indexadosno Portal de Periódicos da CAPES, com os seguintes critérios de inclusão: estar publicadoa partir de 2013, no formato de artigo e conter discussões referentes ao ensinohíbrido. Foram encontrados 181 artigos, dos quais 16 haviam relação direta com o ensinohíbrido com temáticas voltadas em sua maioria ao ensino superior, relacionadoscom diferentes estratégias pedagógicas. Os anos mais produtivos com 15 publicaçõesforam 2016 e 2017, autores como Lilian Bacich, Jose Moran foram os mais citadosjunto a documentos legislativos. Quanto às áreas de concentração a educação e o ensinopredominam, com a linguística e literatura aparecendo poucas vezes. A maioriados artigos selecionados trataram o ensino híbrido através de propostas e experimentos,envolvendo tecnologias digitais

Biografia do Autor

Felipe Matheus

Graduado em Educação Física. Mestrando em Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Estadual dePonta Grossa – UEPG, Paraná.

Alfredo Cesar

Doutor em Educação Física. Professor adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa e docente doMestrado e Doutorado Interdisciplinar, em Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Estadual de PontaGrossa – UEPG, Paraná.

Downloads

Publicado

17-04-2019