Espaços Ampliados Apoiados Por Tecnologias Digitais Para o Ensino de Programação de Computadores

Autores

  • João Henrique
  • Antonio Carlos
  • Leandro Roberto

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v12i25.448

Resumo

Considerando o contexto educacional do século XXI e as possibilidades advindasdo emprego de ferramentas tecnológicas para o processo de ensino/aprendizagem,este artigo objetiva apresentar uma pesquisa que visou investigar as potencialidadesdo uso de Tecnologias Digitais para a ampliação de espaços e apoio àaprendizagem dos fundamentos de programação de computadores. Para tanto, buscou-se avaliar a implementação desta proposta de ensino, por meio dos registros doprofessor pesquisador e a experiência do usuário, tendo como base uma adaptação doinstrumento de avaliação de jogos para uso em educação. Desse modo, observou-seque a proposta de ensino pode contribuir no processo de ensino/aprendizagem de programaçãono sentido da ampliação de espaços de aprendizagem, bem como no apoioao processo de ensino/aprendizagem dos fundamentos de programação de computadores.Além disso, a proposta de ensino pode proporcionar aos estudantes o desenvolvimentode habilidades essenciais ao século XXI, como aprender a aprender.

Biografia do Autor

João Henrique

Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia. Professor do Instituto Federal do Paraná – IFPR – TelêmacoBorba, Paraná.

Antonio Carlos

Doutor em Engenharia de Produção. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia deProdução da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Ponta Grossa, Paraná.

Leandro Roberto

Mestre em Engenharia de Produção. Professor do Instituto Federal do Paraná – IFPR – Telêmaco Borba,Paraná.

Downloads

Publicado

17-04-2019