Ensino Híbrido

Uma Experiência na Disciplina de Processos Patológicos e Mecanismos de Defesa

Autores

  • Patrícia de Fátima

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v12i25.447

Resumo

O ensino híbrido é uma forma de perceber que há muitas formas de aprendere de ensinar. O uso de tecnologias aliadas às diferentes estratégias de metodologiasativas atrai a atenção dos alunos para uma aprendizagem significativa. Objetivandoverificar a percepção dos alunos quanto ao ensino híbrido na disciplina de ProcessosPatológicos e Mecanismos de Defesa, trabalhou-se com duas turmas, com média de28 alunos em cada, utilizando a técnica de Rotação por Estações. A primeira turmateve aula tradicional e respondeu um questionário para verificar a percepção sobre aaula e sobre o conteúdo. A segunda turma teve aula sob a forma de Rotação por Estações.Foram 6 estações, com videoaula, jogo, construção de mapa conceitual, peerinstruction, quizz aplicativo Socrative e estudo de caso. Na aula seguinte, fez-se ocontrário. A turma que teve aula tradicional teve a aula por Rotação por Estações evice-versa. Comparando-se o questionário que verificava se os objetivos foram alcançados,entre a turma da aula tradicional e a do ensino híbrido, obteve-se 89% de acertono ensino híbrido contra 52% da tradicional. Dentro da mesma turma, 100% dosalunos preferiram a híbrida em ambas as turmas. Assim, esse estudo mostra que o ensinohíbrido é aplicável e muito bem recebido pelos alunos, produzindo um alto índicede satisfação e aprendizagem.

Biografia do Autor

Patrícia de Fátima

Bióloga. Especialista em Bioética. Mestre em Biotecnologia Genômica. Professora do Curso de Fisioterapiado Centro Universítário UniProjeção.

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Publicado

17-04-2019