As Metodologias Ativas e Seus Atores Aprendentes
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v12i25.446Resumo
Novas e outras metodologias de ensino se apresentam em tempos convergentese um dos grandes fatores é a influência da Tecnologia de Comunicação Digital(TCD), em que a produção de conhecimento é ressignificada. Diante disso, o presentetrabalho tem como intuito refletir a respeito do novo/outro papel que o docente assumediante das Metodologias Ativas. Compreendemos como Metodologias Ativasaquelas que têm os estudantes como os protagonistas do ensino, nesse contexto, operfil do professor deixa de ser meramente o de repassar informações, ele passa a assumiro papel de mediador. Consideramos, nesse estudo, professores e estudantescomo aprendentes, em constante movimento de aprendência, que envolve o ininterruptoaprendizado, interagindo de modo rizomático. A troca de papel não acontece deforma instantânea, e a consciência dessa necessidade é o primeiro passo. A TCD apresenta-se como um caminho para a superação das práticas enraizadas, centradas noprofessor e descontextualizadas da realidade do estudante. Faz-se necessário refletir,pensar e agir, o professor agora deve ser elo, orientador, motivador, possibilitando espaçospara que o estudante se constitua cada vez mais ativo, autônomo e com espíritode colaboração. O presente estudo, metodologicamente, seguiu pelos caminhos dapesquisa qualitativa, de tipo bibliográfico, trazendo à discussão autores como Deleuzee Guattari, Morin, Assmann, Jensky, Prensky, dentre outros autores.Downloads
Publicado
17-04-2019
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.