Ambientes Virtuais de Aprendizagem Como Estratégia Para o Ensino Presencial
Um Estudo de Caso
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v12i25.445Resumo
A utilização das tecnologias de informação e comunicação ao ambiente deensino e aprendizagem presencial tem possibilitado e ampliado o processo de comunicaçãoe interação professor-aluno. Este trabalho tem como objetivo apresentar osresultados da experiência pedagógica vivenciada por docentes dos Institutos Superioresde Ensino no CENSA quando da utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem– AVA – Edmodo e Schoology, com alunos dos Cursos de Pedagogia e Enfermagem,como estratégia de apoio ao ensino presencial. A análise teve um enfoque qualiqualitativo, e ocorreu a partir da avaliação dos alunos, com o auxílio da plataforma dequestionários online survey monkey. Quanto aos aspectos relevantes para o uso de umAVA, 61% disseram ser a acessibilidade às seções e conteúdos e/ou atividades; 52% aestética agradável (cor, quantidade e disponibilidade de recursos, etc.); 50% o fatorinteratividade, o que possibilita a comunicação entre os usuários por meio de chat,blog, fóruns, etc.; 40% a interação professor-aluno; e 37% a inserção de vídeos, links,entre outros recursos. A maior dificuldade diz respeito ao fator infraestrutura tecnológica(equipamentos e conexão com a internet). O potencial do uso da tecnologia onlineestá diretamente ligado a melhor mídia, a combinação de mídias para o ambientevirtual a ser utilizado. Os resultados desse trabalho representam uma primeira experiência,um primeiro passo para a implementação de apresentação de conteúdos e proposiçõesde novas atividades que fomentem o envolvimento e interação dos alunos.Downloads
Publicado
17-04-2019
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.