Ambientes Virtuais de Aprendizagem Como Estratégia Para o Ensino Presencial

Um Estudo de Caso

Autores

  • Gabriela Malhães
  • Juliana Pessanha
  • Tereza Claudina
  • Vânia Machado

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v12i25.445

Resumo

A utilização das tecnologias de informação e comunicação ao ambiente deensino e aprendizagem presencial tem possibilitado e ampliado o processo de comunicaçãoe interação professor-aluno. Este trabalho tem como objetivo apresentar osresultados da experiência pedagógica vivenciada por docentes dos Institutos Superioresde Ensino no CENSA quando da utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem– AVA – Edmodo e Schoology, com alunos dos Cursos de Pedagogia e Enfermagem,como estratégia de apoio ao ensino presencial. A análise teve um enfoque qualiqualitativo, e ocorreu a partir da avaliação dos alunos, com o auxílio da plataforma dequestionários online survey monkey. Quanto aos aspectos relevantes para o uso de umAVA, 61% disseram ser a acessibilidade às seções e conteúdos e/ou atividades; 52% aestética agradável (cor, quantidade e disponibilidade de recursos, etc.); 50% o fatorinteratividade, o que possibilita a comunicação entre os usuários por meio de chat,blog, fóruns, etc.; 40% a interação professor-aluno; e 37% a inserção de vídeos, links,entre outros recursos. A maior dificuldade diz respeito ao fator infraestrutura tecnológica(equipamentos e conexão com a internet). O potencial do uso da tecnologia onlineestá diretamente ligado a melhor mídia, a combinação de mídias para o ambientevirtual a ser utilizado. Os resultados desse trabalho representam uma primeira experiência,um primeiro passo para a implementação de apresentação de conteúdos e proposiçõesde novas atividades que fomentem o envolvimento e interação dos alunos.

Biografia do Autor

Gabriela Malhães

Graduanda em Pedagogia dos Institutos Superiores de Ensino do CENSA - ISECENSA, Campos dosGoytacazes, Rio de Janeiro.

Juliana Pessanha

Especialista em Pedagogia Empresarial e Gestão de Recursos Humanos. Coordenadora de Pós-Graduacãoem Psicopedagogia, Auxiliar de Coordenação do Curso de Pedagogia e Pesquisador do Laboratório deFormação de Professores – LAFORP/CNPq dos Institutos Superiores de Ensino do CENSA – ISECENSA,Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro.

Tereza Claudina

Mestre em Comunicação e Cultura. Pesquisador do Laboratório de Formação de Professores –LAFORP/CNPq dos Institutos Superiores de Ensino do CENSA – ISECENSA, Campos dos Goytacazes,Rio de Janeiro.

Vânia Machado

Mestre em Comunicação e Cultura. Pesquisador do Laboratório de Formação de Professores –LAFORP/CNPq dos Institutos Superiores de Ensino do CENSA – ISECENSA, Campos dos Goytacazes,Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

17-04-2019