O Historiador-educador frente à diversidade

Autores

  • Geraldo Luiz Dzierva Faculdade União das Américas (Uniamérica)

Palavras-chave:

Globalização, Fronteiras, Identidades, Educação.

Resumo

Este trabalho pensa a problemática do homem que em sua jornada se espalhou pelo planeta, formou comunidades, criou diferenças e quando se encontraram, estas comunidades entraram em conflito e criaram meios de dominação de um homem sobre o outro. A formação de blocos de cooperação regional entre nações é uma prática do tempo presente, então, se vive o grande desafio que é pensar uma sociedade global, uma experiência nova que está em construção. As fronteiras, os nacionalismos e as identidades passam por um novo olhar. E neste contexto a escola, através do historiador-educador, poderá contribuir com uma abordagem integradora dos povos e questionadora das práticas adotadas pelo desenvolvimento. E então, refletir sobre o papel do historiador na sala de aula em virtude da diversidade cultural e da missão da escola na construção de uma civilização global para a humanidade.

Biografia do Autor

Geraldo Luiz Dzierva, Faculdade União das Américas (Uniamérica)

Professor de História formado pela Faculdade União das Américas – Uniamérica, em Foz do Iguaçu-Pr.

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