Conhecimento e Docência na Educação e na História: Uma reflexão a partir das demandas epistemológicas e curriculares sobre formação inicial e continuada dos Professores

Autores

  • Luis Fernando Cerri UEPG

Palavras-chave:

Educação

Resumo

A formação inicial e continuada dos professores é uma temática em expansão nas pesquisas de graduação e pós-graduação. O conhecimento e a docência na educação e na história são desafios da contemporaneidade, pois a maioria dos docentes não consegue articular a prática com a teoria. Portanto, faltam pesquisas e políticas mais claras na formação dos docentes que estão em exercício. As práticas pedagógicas tendem a ser repetitivas, sem profundidade, por falta de conhecimentos teóricos. Entendemos que somente como sujeitos do processo é que poderemos construir as bases para uma educação emancipatória. E não é com cursos fragmentados que iremos resolver a formação dos docentes. É com políticas claras na formação inicial de professores e com investimentos na formação continuada que construiremos um projeto de educação crítico-reflexiva.

Biografia do Autor

Luis Fernando Cerri, UEPG

Professor do Departamento de História e do Mestrado em Educação da UEPG.

Downloads

Edição

Seção

Artigos