História, Arte e Educação: O vínculo po(i)ético entre real e ficcional

Autores

  • Sandra Richter Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Palavras-chave:

Arte, educação, representação, expressão, cultura.

Resumo

A humanidade buscou registrar sua história para que as gerações futuras pudessem ter acesso ao legado artístico-cultural. Apesar do uso da representação – desenhos – nem sempre o homem pôde dizer e expressar-se como desejava. A educação normalmente enfatiza a palavra e se esquece de atribuir significado para o gesto e a representação. Deste modo, a arte aparece como um “dom” que é predestinado a alguns privilegiados.  É um desafio romper com tais hábitos e valorizar a arte como elemento primordial da expressão cultural. Contudo, vale lembrar que arte não é o que na época moderna se tentou representar através do movimento conhecido como Renascimento, mas aquilo que se aprende fazendo. A representação artística é fruto da imaginação e, portanto, o ser humano é por excelência um ser criativo. Basta apenas despertar, incentivar e desenvolver a capacidade artístico-cultural.

Biografia do Autor

Sandra Richter, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutora em Educação/UFRGS, professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, pesquisadora do Grupo de Estudos Poéticos da UNISC/CNPq.

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