A Importância da Fonética e da Fonologia na Formação do Professor da Alfabetização e das Demais Fases Escolares

Autores

  • Rosmere Adriana Vivian Ottonelli
  • Sofia Cristina Alexius

Resumo

Entender as dificuldades dos educandos para se adquirir a leitura e a escrita é o primeiro passo para direcionar o trabalho docente, independente da fase escolar em que o educando se encontre. Ocorre que os conhecimentos de Fonética e de Fonologia, os quais contêm subsídios aos educadores tanto para a alfabetização como para a sequência da escolaridade, na maioria dos cursos de formação docente, tanto em nível médio quanto superior (ênfase aos cursos de formação de docentes em nível médio e ao superior a distância), não são trabalhados ou o são de forma insuficiente, se considerada sua carga horária. É imprescindível que esta lacuna seja preenchida, visto que, devido a uma alfabetização deficitária, grande parte do alunado não consegue aperfeiçoar os conhecimentos das mais diversas disciplinas e acaba levando, inclusive para a universidade, problemas básicos relacionados à leitura e à escrita.

Biografia do Autor

Rosmere Adriana Vivian Ottonelli

Mestre em Letras, Nível de Mestrado Profissional, Programa PROFLETRAS, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel.

Sofia Cristina Alexius

Doutoranda do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras, Nível de Doutorado, Área de Concentração em Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel.

Downloads

Publicado

25-08-2016

Edição

Seção

Artigos