A Criança Surda: Reflexões Iniciais

Autores

  • Mayara Simoni Vater
  • Thuinie Medeiros Vilela Daros

Resumo

O artigo visa refletir temas da área da surdez, compreendendo a cultura surda perante lutas e conquistas pelo seu espaço na história da sociedade, priorizando a criança surda, a qual em um “mundo surdo infantil” adquire conhecimento de forma dinâmica e espaço-visual. Enfatizar-se-á a criança surda: a trajetória do indivíduo surdo com um breve histórico, os fatores linguísticos da criança perante seu desenvolvimento, aprendizagem e linguagem em conceitos cognitivos, bem como, o papel da escola e da família perante seus desafios e dificuldades, tudo isso, baseado na consolidação de uma política de educação de qualidade e igualdade ao surdo.

Biografia do Autor

Mayara Simoni Vater

Pedagoga. Pós-graduanda em Educação Especial Inclusiva. Integrante do grupo de pesquisa Brasil-Moçambique de estudos em Políticas Educacionais. Tradutora e intérprete de Libras.

Thuinie Medeiros Vilela Daros

Pedagoga. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas (Mediar, UNIOESTE). Coordenadora do grupo de estudos em práticas inovadoras da educação básica da Faculdade União das Américas (INNOVATIO). Docente e coordenadora do curso de Pedagogia da UNIAMÉRICA.

Downloads

Publicado

25-08-2016

Edição

Seção

Artigos