Influências Culturais para Tomada de Decisões em Processo de Internacionalização: Análise de Discurso de Discentes em Cursos de Administração no Município de Foz do Iguaçu

Autores

  • Rodrigo Souza da Costa
  • Fábio Aurélio de Mario

Resumo

Cada vez mais as empresas estão se internacionalizando, motivada por fatores como mercado, matéria-prima, tecnologia etc. Nesse contexto, as empresas precisam entrar em situações de não estruturadas, de risco. O método como cada administrador percebe a questão do risco varia de cultura para cultura. Baseando-se nisso, esse artigo apresenta uma introdução das principais teorias sobre internacionalização de empresas e as dimensões culturais descritas por Hofstede. É feito um breve estudo sobre a percepção do risco por parte de alunos de uma universidade brasileira, do curso de administração, em relação à internacionalização das empresas. O estudo foi feito por meio de entrevistas semi-estruturadas e avaliou-se que a diferença da percepção do risco influência o entendimento sobre os processos de internacionalização. A percepção dos estudantes entrevistados, sobre a aplicabilidade das teorias de internacionalização, também apresenta variações. Alunos com maior experiência prática apresentam menor aceitação às teorias do que alunos com maior experiência acadêmica. Novos estudos são recomendados para verificação e exploração desses resultados.

Biografia do Autor

Rodrigo Souza da Costa

Doutorando em Administração pela Pontífica Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Fábio Aurélio de Mario

Mestrando em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

25-08-2016

Edição

Seção

Artigos