Influências Culturais para Tomada de Decisões em Processo de Internacionalização: Análise de Discurso de Discentes em Cursos de Administração no Município de Foz do Iguaçu
Resumo
Cada vez mais as empresas estão se internacionalizando, motivada por fatores como mercado, matéria-prima, tecnologia etc. Nesse contexto, as empresas precisam entrar em situações de não estruturadas, de risco. O método como cada administrador percebe a questão do risco varia de cultura para cultura. Baseando-se nisso, esse artigo apresenta uma introdução das principais teorias sobre internacionalização de empresas e as dimensões culturais descritas por Hofstede. É feito um breve estudo sobre a percepção do risco por parte de alunos de uma universidade brasileira, do curso de administração, em relação à internacionalização das empresas. O estudo foi feito por meio de entrevistas semi-estruturadas e avaliou-se que a diferença da percepção do risco influência o entendimento sobre os processos de internacionalização. A percepção dos estudantes entrevistados, sobre a aplicabilidade das teorias de internacionalização, também apresenta variações. Alunos com maior experiência prática apresentam menor aceitação às teorias do que alunos com maior experiência acadêmica. Novos estudos são recomendados para verificação e exploração desses resultados.Downloads
Publicado
25-08-2016
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.