A Contribuição do Serviço Social do Ministério Público do Paraná no Processo de Inspeção dos Serviços de Acolhimento em Foz do Iguaçu

Autores

  • Adriéli Volpato Craveiro
  • Juliane da Silva Bahnert

Resumo

O Serviço Social do Ministério Público do Estado do Paraná possui diversas atribuições e competências, uma de suas peculiaridades está em contribuir com o processo de inspeção dos serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes. Frente a essa realidade, o objetivo geral do presente artigo é debater sobre a contribuição do Serviço Social – 7ª Unidade Regional de Apoio Técnico Especializado (URATE) no processo de inspeção das instituições de acolhimento no município de Foz do Iguaçu. Os resultados apontam que o Serviço Social vem realizando trimestralmente a inspeção nas unidades de acolhimento a crianças e adolescentes, com a finalidade de garantir que esses espaços, estejam em conformidade com as normativas legais e que ofereçam um atendimento de qualidade, pautado no respeito e na proteção integral, voltado para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, visando a desinstitucionalização das crianças e dos adolescentes.

Biografia do Autor

Adriéli Volpato Craveiro

Assistente Social do Ministério Público do Estado do Paraná. Docente do Curso de Serviço Social da Faculdade União das Américas. Mestrado em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina. Doutoranda em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Juliane da Silva Bahnert

Assistente Social da Associação Fraternidade Aliança. Especializanda do curso de Pós-graduação em Serviço Social na Contemporaeidade pela Faculdade União das Américas.

Downloads

Publicado

25-08-2016

Edição

Seção

Artigos