Capitalismo, Sociedade de Consumo e seus Reflexos na Educação Contemporânea
Resumo
A educação pública, no Brasil, passa por momento de transformação, refletindouma nova sociedade forjada pela mudança de padrões econômicos, sociais, científicos e tecnológicos. Nela, as Tecnologias de Informação e Comunicação, conhecidas como TICs, ocupam papel de destaque e viram objeto de desejo de indivíduos transformados em consumidores pelo modo de produção capitalista vigente, que fomenta uma cultura de consumo. Este avanço das TICs altera a visão sobre a forma tradicional de se construir conhecimento, sugerindo adaptações às estruturas escolares e as práticas pedagógicas. Assim, este trabalho objetiva relacionar a evolução do capitalismo pós-Revolução Francesa com a criação de uma sociedade de consumo que pressiona a escola a se reinventar por meio da educação digital. Justifica-se o tema pela necessidade de questionamento acerca da maneira como esta tecnologia tem sido inserida na escola, por meio de parcerias público-privadas ou iniciativas individuais que podem não ter como meta somente a formação intelectual de futuras gerações. Deste modo, utilizando de um delineamento bibliográfico e documental, aliado à análise de práticas globais e o exemplo de uma escola municipal da cidade de Foz do Iguaçu, localizada na região oeste do Paraná, pretende-se mostrar que, apesar de salutar, a inserção digital nas escolas atende, em última instância, aos interesses do capital.Downloads
Publicado
25-08-2016
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.