Capitalismo, Sociedade de Consumo e seus Reflexos na Educação Contemporânea

Autores

  • Kristian Sgorla
  • Terezinha Corrêa Lindino

Resumo

A educação pública, no Brasil, passa por momento de transformação, refletindouma nova sociedade forjada pela mudança de padrões econômicos, sociais, científicos e tecnológicos. Nela, as Tecnologias de Informação e Comunicação, conhecidas como TICs, ocupam papel de destaque e viram objeto de desejo de indivíduos transformados em consumidores pelo modo de produção capitalista vigente, que fomenta uma cultura de consumo. Este avanço das TICs altera a visão sobre a forma tradicional de se construir conhecimento, sugerindo adaptações às estruturas escolares e as práticas pedagógicas. Assim, este trabalho objetiva relacionar a evolução do capitalismo pós-Revolução Francesa com a criação de uma sociedade de consumo que pressiona a escola a se reinventar por meio da educação digital. Justifica-se o tema pela necessidade de questionamento acerca da maneira como esta tecnologia tem sido inserida na escola, por meio de parcerias público-privadas ou iniciativas individuais que podem não ter como meta somente a formação intelectual de futuras gerações. Deste modo, utilizando de um delineamento bibliográfico e documental, aliado à análise de práticas globais e o exemplo de uma escola municipal da cidade de Foz do Iguaçu, localizada na região oeste do Paraná, pretende-se mostrar que, apesar de salutar, a inserção digital nas escolas atende, em última instância, aos interesses do capital.

Biografia do Autor

Kristian Sgorla

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC). Pós-Graduado em Comunicação, Educação e Artes pela Universidade Paranaense (Unipar). Mestrando em Ensino pela Unioeste. Docente de Língua Inglesa no Centro de Ensino Fisk.

Terezinha Corrêa Lindino

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisas em Formação de Docentes (GEPEFOP). Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciências Ambientais (GEPECIA). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, na Unioeste e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, na Unioeste.

Downloads

Publicado

25-08-2016

Edição

Seção

Artigos