Educação da Pessoa com Altas Habilidades / Superdotação na Cidade de Foz do Iguaçu

Autores

  • Lucinete da Silva
  • Andreia Nakamura Bondezan

Resumo

Este trabalho tem por objetivo entender como se constitui a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) e seu papel no processo de inclusão de alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Tem como referencial teórico os estudos de Fleith (2007), Casarin (2011), Renzulli (1985), assim como os documentos oficiais que amparam este atendimento no Brasil. Compreende-se que há mitos que envolvem a compreensão da pessoa com AH/SD dentre os quais se destacam que ela tem um Quociente de Inteligência (QI) elevado; é ótima em tudo; sempre tira notas altas; é autossuficiente; não precisa ser estimulada ou auxiliada; é superdotada tanto intelectualmente como nos aspectos social e emocional. Este fato, por vezes, faz com que o aluno não receba a atenção necessária na escola. Em relação ao atendimento na cidade de Foz do Iguaçu, tem-se que a SRM é um ambiente novo, iniciado no ano de 2014, com um número pequeno de alunos. Tem como principal objetivo propiciar que as especificidades do aluno atendido sejam atendidas. 

Biografia do Autor

Lucinete da Silva

Pedagoga graduada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Foz doIguaçu.

Andreia Nakamura Bondezan

Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Foz do Iguaçu. Doutorada em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

25-08-2016

Edição

Seção

Artigos